O Valladolid garantiu esta temporada a subida à La Liga e Ronaldo Nazário, ex-futebolista e atual presidente do clube espanhol, cumpre agora a promessa que havia feito quando os 'pucelanos' desceram ao segundo escalão: fazer o caminho entre o Estádio José Zorrilla e Santiago de Compostela de bicicleta (elétrica).

"Prometi que se voltássemos [à La Liga] faria o Caminho de Santiago. Fá-lo-ei de bicicleta, pois não posso correr", confidenciou o ex-internacional brasileiro aos meios de comunicação espanhóis.

A jornada iniciou no domingo no estádio do Valladolid, a 450 quilómetros de Santiago. Assumindo que não está em boa forma, Ronaldo vai cumprir a promessa em seis etapas de 50 quilómetros cada, aproximadamente.

"Sei que vou sofrer fisicamente, mas será uma experiência inesquecível", disse o Fenómeno, que pedala ao lado da mulher Celina Locks ao longo da tradicional rota de peregrinação que conduz ao santuário.

O antigo craque brasileiro tem feito o acompanhamento do percurso através das redes sociais. Esta terça-feira, partilhou um vídeo onde brincou com as adversidades que tem superado: "Uma etapa difícil, com subidas e descidas, montanhas...".

Ronaldo, recorde-se, comprou uma participação de 51% no Valladolid em 2018, sete anos depois de se ter retirado dos relvados. O clube assegurou o regresso à Liga espanhola no passado dia 29 de maio, após o triunfo por 3-0 contra o Huesca.