Os números não mentem e as estatísticas da Liga espanhola dizem que Cristiano Ronaldo tem uma influência maior do que Lionel Messi.

De acordo com o jornal AS, o português soma 29 golos, contra 28 do internacional argentino, sendo que é igualmente perigoso no Santiago Bernabéu ou nos estádios dos adversários. Com efeito, Ronaldo conta 12 dos seus 29 golos fora do recinto madrileno, o que se traduz numa percentagem de 41,3 de golos "forasteiros". Já Messi apenas marcou cinco tentos longe de Camp Nou, reduzindo esse peso a "magros" 17,8 por cento.

Este peso fora de casa é decisivo nas contas do título, na medida em que o Real Madrid conseguiu assim 31 pontos, face aos 20 do Barcelona.

Em 25 jornadas, o avançado luso sofreu mais faltas (59-50) do que Messi, das quais duas redundaram em penáltis, contra zero de Messi. Neste capítulo, Ronaldo converteu os 10 castigos máximos de que dispôs, enquanto Messi falhou um dos três que foi chamado a marcar.

Cristiano Ronaldo distingue-se ainda pelo seu maior trabalho defensivo: mais recuperações de bolas (54-30) e menos perdas comprometedoras.