O jornal desportivo espanhol Marca refere-se a Rui Vitória como o treinador que "descobriu" João Félix, tendo sido convidado a traçar o perfil do agora jogador do Atlético Madrid.
“Quando cheguei ao Benfica havia muitos jovens da formação que mereciam jogar. A chave foi dar-lhes confiança porque, com a qualidade que têm, só precisam de ter uma oportunidade. Tínhamos vários jovens a treinar connosco e o João estava nesse grupo. Precisava de melhorar em alguns aspetos. Depois, subiu à primeira equipa e ficou. Sempre disse que estávamos conscientes da sua qualidade e para que ele estivesse tranquilo. A sua oportunidade acabaria por chegar e, quando entrasse no onze, já não voltava a sair. É um jogador de enorme talento e muito humilde. Tem uma capacidade, que não é normal na sua idade, para tomar sempre as melhores decisões. Joga como se estivesse na rua, com alegria e sem medo. Será top”, disse o antigo treinador do Benfica.
“Tem uma enorme maturidade e, ao mesmo tempo, a irresponsabilidade típica da juventude. Creio que não sentirá a pressão dos 126 milhões de euros. Se não pagasse o Atlético, pagaria outro clube. A sua melhor posição é a do Griezmann, atrás do número nove. O Félix é o herdeiro do Rui Costa… Mas com mais capacidade goleadora”, sublinhou o agora treinador dos sauditas do Al-Nassr.
Comentários