O Villarreal perdeu hoje em Bilbau, com o Athletic, por 1-0 e perdeu o terceiro lugar que ocupava no arranque da 12.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

Raúl García, aos 68 minutos, fez o golo que sentenciou a partida para os homens da casa, depois de uma primeira parte sem oportunidades de golo e do maior domínio do Athletic no segundo tempo.

A vitória do Sevilha, no sábado, em casa do Deportivo da Corunha (3-2) fez cair provisoriamente o Villarreal para a quarta posição, mas o Athletic anulou o ataque dos visitantes e impediu que estes retomassem o último lugar do pódio.

A vitória deixa os da casa na sétima posição da tabela classificativa, com 20 pontos, enquanto o Villarreal mantém os 22 que trazia da jornada anterior.

Os mesmos 22 pontos tem agora a Real Sociedad, que hoje ganhou em Gijón, ao Sporting (3-1), igualando o 'submarino amarelo' no quarto lugar e ultrapassando o Atlético de Madrid, que caiu para sexto.

O capitão Xabi Prieto inaugurou o marcador aos 19 minutos, ao picar a bola sobre o guarda-redes, numa recarga, antes do esloveno Duje Cop igualar a partida, nove minutos depois, com um remate colocado de fora da área.

O empate só viria a ser desfeito depois do intervalo, com golos de David Zurutuza (51 minutos) e Iñigo Martínez (57) a darem a vitória à Real Sociedad.

Mais cedo, o Valência, com João Cancelo e Nani como titulares, empatou em casa com o Granada (1-1).

O extremo de 30 anos fez o golo do empate aos 47 minutos depois do antigo avançado do Benfica Mehdi Carcela ter adiantado o Granada no Mestalla, aos 45+1.

De manhã, o Espanyol foi a casa do Alavés vencer pela margem mínima. O avançado espanhol Gerard Moreno falhou uma grande penalidade, aos 79 minutos, mas, aos 81, acabou por fazer o único golo do encontro.

A Liga espanhola é liderada pelo Real Madrid, que sábado venceu por 3-0 no reduto do Atlético de Madrid, com três golos de Cristiano Ronaldo, e passou a somar mais quatro pontos do que o FC Barcelona, 'anulado' em casa pelo Málaga.