O Vitória juntou-se às equipas com seis pontos em dois jogos na fase de liga da Liga Conferência, ao vencer hoje o Djurgarden da Suécia por 2-1. Um golaço de Manu Silva e outro tento de Nuno Santos deram os três pontos à equipa de Rui Borges, em Estocolmo.

Este foi o oitavo triunfo dos minhotos em oito jogos nas provas da UEFA esta época, depois das seis vitórias no apuramento para esta fase de grupos.

Após a primeira vitória de sempre de uma equipa portuguesa na fase de grupos da Liga Conferência, os minhotos tentavam o segundo triunfo perante um adversário que tem alcançado nos últimos anos alguns resultados surpreendentes nas provas da UEFA. Mas na Liga sueca a equipa é apenas 4.º com 47 pontos em 27 jogos, já a 11 do líder Malmo.

O encontro com os minhotos marcou a estreia do técnico sueco Roberth Björknesjö, de 51 anos.

Para este jogo, o técnico Rui Borges mudou oito jogadores em relação ao último duelo com o Paços de Ferreira na Taça de Portugal (3-1). Borevkovic, Händel e Kaio César foram os únicos a manterem os seus lugares.

Os suecos arrancaram a todo o gás e quase marcaram no primeiro minuto. Nguen fugiu e só Bruno Varela parou a sua fuga, num remate para canto.

A equipa minhota reagiu, foi ganhando confiança e, aos 19 minutos, Chuchu Ramirez passou por dois adversários e rematou fraco. Aos 27 minutos foi Alberto Baio a atirar ao poste, na sequência de um canto de João Mendes.

Antes do intervalo, viveu-se um momento difícil no relvado. Chuchu Ramirez caiu desamparado no meio-campo, aos 38 minutos, depois de levar com a bola pontapeada por Sabovic. Teve de receber assistência.

No segundo tempo o Vitória de Guimarães marcou aos 58 minutos. Manu Silva recebeu de João Mendes na zona central, disparou de longe em arco, fazendo um golaço.

O Djurgargen reagiu e marcou logo de seguida, aos 62 minutos. Stensson rematou da zona frontal, a bola entrou juntinho ao poste de Bruno Varela.

Gulliksen teve nos pés a reviravolta, aos 71 minutos, mas o seu remate saiu ao lado. Também Jesús Ramirez podia ter feito o 2-1 aos 71 minutos, mas o seu remate acabou no poste. O avançado venezuelano ganhou uma bola perdida, passou pelo guarda-redes, mas o seu remate acabou por bater no poste. A recarga de Nuno Santos bateu num adversário.

Mas seria Nuno Santos a fazer o 2-1 dos Conquistadores, aos 79 minutos, um minuto depois de Bruno Varela ter negado o golo a Sabovic, num livre. Alberto Baio subiu pelo seu corredor direito, deixou em Caio César que atirou com pouco ângulo. A bola foi ter com Nuno Santos que atirou de cabeça, ao segundo poste, para o fundo das redes.

O Vitória Guimarães alcança a oitava vitória seguida na Europa esta época (venceu todos os jogos). Grande campanha dos minhotos que muitos pontos têm dado a Portugal este ano no ranking da UEFA.

Depois de ter batido o Celje na estreia (3-1), o Vitória de Guimarães passa a somar seis pontos na fase de liga, sendo que na terceira jornada vai receber os checos do Mladá Boleslav, em 07 de novembro.