Detentor do título e atual campeão europeu, Portugal disputa este domingo com a França, campeão mundial em título, o primeiro lugar do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações, naquele que se antevê como o encontro mais difícil da seleção lusa no acesso à fase final.

Os dois países vão entrar em campo a partir das 19h45 no Stade de France, de grande memória para o lado português, empatados na liderança do agrupamento, ambos com seis pontos, tendo contudo a equipa gaulesa o rótulo de favorita devido ao excelente momento que está a passar.

A seleção gaulesa vem de 10 triunfos consecutivos, o último uma goleada num particular por 7-1 sobre a Ucrânia, equipa que dificultou muito a vida a Portugal na fase de qualificação para o Euro2020 (0-0 na Luz e derrota por 2-1 em Kiev). Além disso, a equipa de Didier Deschamps deverá querer ‘vingar’ a derrota bem amarga de há quatro anos, na final do Euro2016.

Só 6 vitórias em 25 jogos, mas a mais saborosa de todas: Eis o registo de Portugal contra a França
Só 6 vitórias em 25 jogos, mas a mais saborosa de todas: Eis o registo de Portugal contra a França
Ver artigo

A jogar fora e perante o adversário mais complicado do Grupo 3, é esperado que Fernando Santos, no estádio em que não só se tornou campeão europeu, mas em que também fez em 2014 a sua estreia como selecionador português, tome algumas precauções, sobretudo no reforço do meio campo.

Danilo e William Carvalho, que falhou aos dois primeiros jogos da Liga das Nações, devem entrar no ‘onze’, ficando a dúvida em quem será o parceiro de Ronaldo no ataque, com João Félix a ser o principal candidato, embora Diogo Jota possa ser surpresa.

Uma vitória no Stade de France deixa Portugal em excelente posição para novamente marcar presença na fase final da Liga das Nações, prova da UEFA que vai apenas na sua segunda edição, já que terá apenas mais uma deslocação, à Croácia, em novembro, recebendo a Suécia, na quarta-feira, e depois os franceses.

O registo de Portugal contra a França: apenas 6 vitórias em 25 jogos, mas a mais saborosa de todas

Ao todo, Portugal e França já mediram forças por 25 vezes. E o registo dos gauleses é bem mais melhor. Desses 25 embates, os gauleses ganharam nada mais, nada menos do que 18. Uma percentagem de 72 por cento de vitórias para o lado francês. Portugal, por seu lado, venceu apenas 6 (24 por cento), havendo registo de apenas um empate entre as duas seleções, logo ao terceiro frente a frente, no longínquo ano de 1927.

Fernando Santos sobre os casos de COVID-19 na seleção: "Devemos ser as pessoas mais testadas em Portugal"
Fernando Santos sobre os casos de COVID-19 na seleção: "Devemos ser as pessoas mais testadas em Portugal"
Ver artigo

E, como não poderia deixar de ser perante este registo, o saldo de golos também não é nada agradável para as cores nacionais: 29 golos marcados, 49 sofridos...

Olhando para os encontros disputados em solo francês, as contas, para Portugal, são de apenas 3 vitórias e 11 derrotas em 15 jogos. Ou seja, a seleção lusa perdeu 73,3 por cento dos jogos que disputou contra a França no país do adversário.

O que dizem os treinadores

Didier Deschamps, selecionador da França: "Espero um grande confronto entre duas das melhores seleções europeias e mundiais. Temos de estar ao nosso nível para alcançarmos um resultado que nos deixe mais à vontade para o encontro do próximo mês em Portugal, que poderá decidir a contas do grupo. Não acredito num Portugal fragilizado. Pelo contrário. Espero um Portugal na máxima força."

Fernando Santos, selecionador de Portugal: "Sabemos que vamos ter pela frente um adversário que nos vai dificultar e muito o jogo, mas vamos entrar em campo sabendo que temos as nossas armas e que também podemos ganhar. Para isso, temos de estar no topo e no nosso melhor nível em todos os momentos do jogo. Não vai ser fácil para Portugal, mas também não vai ser fácil para a França".

O jogo

O França-Portugal está agendado para as 20:45 horas locais (19:45 em Lisboa) e terá arbitragem do espanhol Carlos Del Cerro Grande.

Poderá seguir tudo, AO MINUTO, aqui, no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.