Fernando Santos toma decisão arrojada e deixa Cristiano Ronaldo no banco de suplentes para o duelo com a Espanha, da 1.ª jornada do Grupo 2 da Liga das Nações A de futebol. Rafael Leão, melhor jogador da Serie A, entra diretamente para o onze, numa frente de ataque com Bernardo Silva e André Silva.

Este duelo ibérico poderá ser mesmo crucial para ‘agarrar' a primeira posição do grupo, a única que dá acesso à ‘final four’ da prova, cuja primeira edição foi conquistada pelos lusos, no Porto, em 2019, numa final diante dos Países Baixos.

Onze de Espanha:  Unai Simón; Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres, Jordi Alba; Soler, Busquets, Gavi; Ferrán Torres, Morata e Sarabia.

Suplentes da Espanha: Robert Sánchez, David Raya, Iñigo Martínez, Marcos Llorente, Koke, Asensio, Fati, De Tomás, Rodri, Alonso, Carvajal, Olmo.

Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo, Raphaël Guerreiro; Bruno Fernandes, João Moutinho, Otávio; Rafael Leão, André Silva, Bernardo Silva.

Suplentes de Portugal: Rui Patrício, Rui Silva, Diogo Dalot, David Carmo, João Palhinha, Cristiano Ronaldo, William Carvalho, Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Nuno Mendes, Ricardo Horta, Matheus Nunes.

O encontro da primeira jornada do Grupo 2, frente à Espanha, tem início marcado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, e será dirigido pelo inglês Michael Oliver.

Depois de enfrentar os espanhóis, os lusos jogam duas vezes no Estádio José Alvalade, no domingo, com a Suíça, e em 09 de junho, com a República Checa, para, no dia 12, atuarem em Genebra, no segundo embate com os helvéticos.

Após estes quatro jogos, a formação das ‘quinas’ cumpre os últimos dois encontros em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, face aos espanhóis.

A formação das ‘quinas’, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.