A vitória do CSKA Moscovo sobre o Benfica deixa os russos a sonhar com o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os vice-campeões russos bateram os campeões de Portugal por 2-0, naquela que foi a quinta derrota seguida do Benfica na prova, onde não soma qualquer ponto e só marcou um golo.

O triunfo deve ter sido festejado de forma diferente por Igor Akinfeev, guarda-redes do CSKA Moscovo. É que ao não sofrer golos, o guarda-redes internacional russo colocou um ponto final numa série negra que já começava a embaraça-lo: 11 anos depois, Akinfeev conseguiu sair de um jogo da Liga dos Campeões sem sofrer qualquer golo (jogos dos play-offs ou pré-eliminatórias não entram nestas contas).

A última vez que o internacional russo não sofreu golos foi a 1 de novembro de 2006, no empate a zero bolas do CSKA Moscovo em Londres, na casa do Arsenal. De lá para cá, Akinfeev defendeu a baliza do CSKA em 43 partidas, tendo sofrido golos em todas elas. A série negra iniciou-se precisamente no Dragão, numa derrota ante o FC Porto por 2-0, com golos de Lucho Gonzalez e Quaresma.

Desde 1 de novembro de 2006, Akinfeev apenas perdeu 11 jogos e nesse período foi Vladimir Gabulov a ocupar o seu lugar na baliza (esteve imbatível em duas partidas).

Nestes 11 anos, Akinfeev alinhou em 43 jogos e sofreu sempre golos, até esta quarta-feira, quando Jonas e companhia foram incapazes de bater o internacional russo.

Na época passada, o jogador falou desde dado negativo que o perseguia. Akinfeev desvalorizou o facto, mas o certo é que na Rússia o seu recorde negativo era tema de conversa.

"Foi penoso no início, mas agora já não me deixo afetar com as críticas. As pessoas envergonham-se a elas próprias ao fazer esse tipo de comentários, mas não me atingem. Na Europa ninguém dá importância a curiosidades como esta, mas os adeptos na Rússia gostam de destacar as coisas más. Desejo-lhes o melhor. Se eu sofrer golos em 100 jogos seguidos na UEFA Champions League é problema meu", comentou, em declarações reproduzidas pelo site da UEFA.

Igor Akinfeev só tem de agradecer ao Benfica. Os anos a sofrer golos já não será tema de conversa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.