Resumo do que aconteceu no Dragão

O FC Porto foi ontem eliminado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e falhou o acesso ao 'play-off', ao perder em casa com os russos do Krasnodar, por 3-2, na segunda mão.

Depois de o FC Porto ter vencido na Rússia, por 1-0, o Krasnodar deu a volta à eliminatória com golos de Vilhena (03 minutos) e Suleymanov (13 e 33), com Zé Luís (57) e Luis Díaz (76) a reduzirem para os 'dragões'.

O FC Porto, que procurava a nona presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões, vai disputar a Liga Europa.

O momento da partida

O balde de água fria chegou mesmo aos 34 minutos, com o terceiro golo do Krasnodar. Num passe largo da direita para a esquerda de Vilhena, Suleymanov tirou Díaz da frente e fez um remate certeiro. Ao intervalo, o FC Porto perdia por 3-0 e a equipa portuguesa só viria a reagir no segundo tempo, aos 57 minutos, graças ao golo de Zé Luís.

A figura do FC Porto

Luis Díaz: O internacional colombiano ainda fez o Estádio do Dragão sonhar, estando muito bem e dando tudo o que tinha para mostrar. Foi premiado com um golo, o primeiro desde que chegou e o segundo tento dos azuis e brancos. Díaz ainda ainda não tem 'sangue de futebol europeu', mas talento não lhe falta.

O adeus a 44 milhões, no mínimo

A eliminação do FC Porto vai ter consequências a nível financeiro. A liga milionária tem sido importante para o FC Porto, com os montantes ganhos na prova mas também a servir de 'chamariz' na altura das contratações.

Na época passada, por exemplo, o clube azul-e-branco arrecadou 78,44 milhões de euros, fruto da grande campanha que realizou na prova, onde chegou aos quartos-de-final e foi eliminado pelo campeão Liverpool.

O primeiro grande impacto tem a ver com o montante que o FC Porto não vai receber por não entrar na fase de grupos. A entrada na fase de grupos significaria um encaixe de 44 milhões de euros, fruto da posição no ranking da UEFA a 10 anos

FC Porto eliminado pela segunda vez em fases preliminares

Até hoje, a única equipa que tinha afastado o FC Porto em rondas preliminares foi o Anderlecht, em 2000/01, quando, depois de vencer em Bruxelas, por 1-0, conseguiu empatar a zero no Estádio das Antas.

Conceição: "O presidente está completamente à vontade. Nunca serei um problema para o FC Porto"
Conceição: "O presidente está completamente à vontade. Nunca serei um problema para o FC Porto"
Ver artigo

A última vez que o FC Porto tinha tido de passar uma pré-eliminatória na ‘Champions’ aconteceu há três temporadas, no ‘play-off’, frente à Roma, com uma igualdade 1-1 em casa a deixar os ‘azuis e brancos’ em perigo, mas um triunfo por 3-1 em Itália permitiu-lhes seguir em frente.

Na primeira edição da Liga dos Campeões, em 1992/93, o FC Porto chegou à fase de grupos sem grandes dificuldades, ao eliminar os luxemburgueses do Union (9-1 no total das duas mãos) e os suíços do Sion (6-2).

Na temporada seguinte, os ‘dragões’ afastaram os malteses do Floriana (2-0) e os holandeses do Feyenoord (1-0), sem sofrerem golos e graças a vitórias caseiros e nulos fora.

Sérgio Oliveira com entorse no tornozelo direito
Sérgio Oliveira com entorse no tornozelo direito
Ver artigo

A maior goleada do FC Porto em fases preliminares aconteceu na segunda pré-eliminatória de 2001/02, quando os galeses do Barry Town saíram das Antas com uma goleada de 8-0, de pouco lhes valendo o triunfo por 3-1 em casa.

Para chegar à fase de grupos dessa temporada, o FC Porto afastou ainda os suíços do Grasshopper, com uma vitória por 3-2 fora, depois de ter empatado 2-2 em casa.

Em 2014/15, o FC Porto afastou o Lille, com um triunfo por 1-0 em França e 2-0 no Estádio do Dragão.

Derrota do FC Porto 'beneficia' Benfica na Champions

O Benfica vai estar no pote 2 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, ao beneficiar da eliminação do FC Porto na terceira pré-eliminatória, frente aos russos do Krasnodar.

Os campeões nacionais precisavam que os 'dragões' ou o Ajax caíssem nas pré-eliminatórias para poderem subir ao pote 2 no sorteio, fugindo, assim, entre outros, ao Real Madrid e ao Atlético de Madrid.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.