O SL Benfica vai receber o Feyenoord em casa e prepara-se para continuar a boa campanha na Liga dos Campeões, depois da vitória por 4-0 frente ao Atlético de Madrid.
O Benfica pode encarar este jogo como sendo o favorito à vitória, não só devido à sua excelente forma, mas também pelo bom percurso que tem feito nesta competição europeia. Enquanto que o Benfica poderá ter mais argumentos para ir atrás de golo desde o apito inicial, o Feyenoord pode ter mais dificuldades em impor o seu futebol e, por isso, poderá tentar crescer na partida e tentar chegar ao golo em momentos de velocidade.
Bruno Lage anunciou que Leandro Barreiro está a realizar trabalho de ginásio e, por isso, junta-se a Prestianni e Tiago Gouveia que estão indisponíveis para o jogo. Por outro lado, destaque para o regresso de Renato Sanches à lista de convocados.
É de realçar que se aproximam dois compromissos difíceis para o SL Benfica, contra o Bayern Munique (6/11) e Mónaco (27/22), ambos fora.
Momento de forma: Feyenoord é 3.º no campeonato, mas Benfica encontrou o caminho das vitórias
Ambas as equipas estão num bom momento de forma, com resultados positivos no arranque de temporada.
O Feyenoord já disputou 11 jogos desde o início de temporada, angariando cinco vitórias, cinco empates e uma derrota. Nos últimos três jogos soma três triunfos, com especial ênfase para a última vitória contra o Go Ahead Eagles por 5-1 num jogo a contar para a liga neerlandesa. No campeonato, encontram-se na 3.ª posição com os mesmos pontos (16) do que o AZ Alkmaar e o Ajax. Têm sido uma equipa goleadora com 18 golos em nove jogos e oito golos sofridos.
Na Liga dos Campeões, tiveram resultados diferentes nos dois jogos. No primeiro jogo contra o Bayer Leverkusen sofreram uma dura derrota de 4-0, enquanto que no jogo com o Girona venceram por 3-2. Ainda assim, apesar de terem conseguido a vitória contra o emblema espanhol, tiveram muitas dificuldades e o adversário foi superior.
O SL Benfica está a atravessar o melhor momento da época, com uma sequência de seis triunfos. No campeonato português, começaram com o pé esquerdo, mas conseguiram encontrar o caminho das vitórias e as últimas partidas têm sido especialmente goleadoras. Só nos últimos três jogos marcaram 12 dos 17 golos já marcados no campeonato.
Na Liga dos Campeões, o Benfica não podia ter começado melhor e já conta com duas vitórias em dois golos, contando com seis pontos. O primeiro jogo foi frente ao Crvena Zvezda, com um triunfo de 2-1, e a segunda jornada foi contra o gigante Atlético Madrid que resultou num dos resultados mais expressivos da temporada, até ao momento. O Benfica fez do Estádio da Luz um salão de festas e foram quatro os golos que silenciaram os adeptos espanhóis que não tiveram qualquer hipótese numa noite à antiga da Liga dos Campeões.
Histórico de confrontos: quinto embate entre as duas equipas
As duas equipas defrontaram-se, de forma oficial, por quatro vezes. Em quatro jogos, duas vitórias para o Benfica, uma para o Feyenoord e um empate fazem com que nos confrontos diretos entre os dois clubes não exista uma preponderância evidente por parte de nenhum dos dois. Ainda assim, é importante realçar que todas as partidas oficiais aconteceram há mais várias décadas, uma vez que os duelos aconteceram em 1963 e 1972.
No entanto, o Benfica e o Feyenoord defrontaram ainda antes da época começar, para a Eusébio Cup, num jogo em que os encarnados golearam a equipa neerlandesa por 5-0.
O que dizem os treinadores
Bruno Lage, treinador do SL Benfica: “Importa realçar que preparámos sempre os jogos da mesma maneira, não por ser contra o Atlético Madrid. Começamos por conhecer o nosso adversário ao pormenor e analisar o que fizemos de menos bem no jogo anterior. Este é o trabalho que fazemos sempre e acho que preparámos o jogo muito bem. Queremos que eles se sintam confiantes e seguros para fazer um grande jogo de Champions perante os nossos adeptos".
Brian Priske, treinador do Feyenoord: “O Benfica tem seis pontos na Champions League, como tal é uma equipa de topo. No entanto, vamos lá com a crença de que conseguiremos alguma coisa. Queremos jogar o nosso futebol. Sabemos que será difícil, o Benfica tem jogadores de topo em todas as posições”.
O árbitro
O árbitro nomeado para apitar o encontro entre o Benfica e o Feyenoord é o turco Umut Meler. A restante equipa de arbitragem é composta pelos assistentes Kerem Ersoy e Ibrahim Çaglar Uyarcan, bem como Arda Kardesler, quarto árbitro. O video-árbitro (VAR) vai estar a cargo do inglês David Coote e do romeno Catalin Popa.
Umut Meler, de 38 anos, regressa à Luz depois de ter arbitrado o Portugal-Croácia (2-1) para a Liga das Nações.
O Benfica-Feyenoord está agendado para às 20h00 desta quinta-feira e poderá ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto.
Comentários