O SC Braga está de regresso à Liga dos Campeões 11 anos depois, e tem logo pela frente o campeão italiano Nápoles, que chega à Pedreira com o estatuto de favorito, ao não tivesse ao seu dispor craques como Osimhen ou Kvaratskhelia. Ainda assim, os Minhotos têm os seus trunfos para sonhar por uma estreia de sonho.

A missão no grupo C é bastante complicada no que respeita ao apuramento. O Real Madrid é a equipa mais poderosa do mundo, uma verdadeira instituição na Champions, enquanto o Nápoles conseguiu o ano passado o primeiro ‘scudetto’ sem ‘sua alteza’ Diego Armando Maradona e, ainda que perdendo o técnico Luciano Spaletti, conservou Osimhen e Kvaratskhelia.

O conjunto agora liderado pelo francês Rudi Garcia, e no qual alinha o internacional luso Mário Rui, é candidato a rumar aos oitavos com os Merengues, sendo que ainda há o estreante de luxo Union Berlim, de Diogo Leite, que quererá, no mínimo, a Liga Europa, como 15.º emblema germânico na fase de grupos.

Os Arsenalistas, de Artur Jorge, têm, porém, uma ocasião para mostrar que podem ‘confundir’ as contas no Grupo C, no qual os napolitanos são favoritos ao apuramento, a par do Real Madrid, que começa com a receção ao estreante Union Berlim.

Não é de descartar que Artur Jorge seja um pouco mais conservador nas escolhas iniciais, tendo em conta a mais valia do adversário. A experiência de Moutinho e Fonte, juntando à irreverência de Bruma são armas fortes.

Histórico de confrontos

Não há registo de um histórico de confrontos entre SC Braga e Nápoles, mas podemos olhar para o que os dois emblemas já fizeram individualmente na competição.

Os Minhotos estão de regresso à Champions 11 anos depois, mas as duas últimas presenças não foram famosas, já que não houve apuramento para os oitavos de final: em 2010/11, face a Arsenal, Shakhtar e Partizan, e em 2012/13, frente a Manchester United, Galatasaray e Cluj.

Em contrapartida, as estatísticas dizem-nos que, das oito anteriores ocasiões em que Portugal contou com três representes na fase de grupos (2006/07, 2007/08, 2012/13, 2014/15, 2016/17, 2017/18, 2021/22 e 2022/23), os melhores registos foram dois apuramentos, em três ocasiões.

Do lado dos italianos, por pouco que não foram a revelação da época passada, mas o AC Milan acabou por ser superior no apuramento para as meias-finais. Esta será a décima participação do Nápoles, que guarda boas memórias dos portugueses: seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. O último adversário foi o Benfica.

Momento de forma

O momento de forma não é favorável aos dois emblemas. O SC Braga tarda a assumir o estatuto de equipa que quer lutar pelo título esta época. Nos últimos três jogos, apenas uma vitória na visita ao Moreirense. Antes, um empate em casa com o Sporting e agora uma derrota na visita a Faro. Os Minhotos estão em oitavo lugar no campeonato.

Já o Nápoles vem também de um período algo tremido na Serie A, com apenas uma vitória nos últimos três jogos. Depois da vitória na receção ao Sassuolo, uma derrota frente à Lazio e agora um empate com o Genoa. É o atual quinto classificado.

Antevisão dos protagonistas

Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Há uma opinião generalizada de que o jogo será mais difícil para o Braga. Daquilo que pude ler e ouvir, há esse sentimento. Em termos teóricos, podemos apontar o Nápoles como favorito. No entanto, isso não invalida a nossa ambição. Teremos uma abordagem rigorosa e comprometida e acredito que temos possibilidades de ter a capacidade de discutir o jogo até ao fim. A Champions não pode castrar a nossa ambição"

Rudi Garcia, treinador do Nápoles: “Conheço-os bem. Jogadores que jogaram em França, como Moutinho, José Fonte, Rony Lopes, também o Bruma ou o Abel Ruiz. Há gente com qualidade e não vai ser fácil. Jogamos fora de casa. Queremos demonstrar a nossa determinação desde o primeiro minuto pelos três pontos”

Para dirigir o encontro, a UEFA nomeou o árbitro neerlandês Serdar Gözübüyük, de 37 anos, que terá como assistentes os compatriotas Erwin Zeinstra e Johan Balder e como quarto árbitro Marc Nagtegaal. No VAR, estarão Dennis Higler e Rob Dieperink.

SC Braga procura fazer história na competição milionária. Acompanhe o jogo com o Nápoles, AO MINUTO, no SAPO Desporto!