O pontapé de saída foi dado com o pé direito e este é provavelmente o melhor Sporting para defrontar este Tottenham. Quanto à entrada na Champions, não há grande coisa a dizer e a estabilidade dos Leões no campeonato parece estar finalmente consomada depois da mais recente vitória frente ao Portimonense.

É com estes dados prévios que a equipa de Rúben Amorim recebe esta terça-feira o Tottenham no Estádio de Alvalade a partir das 17h45, na segunda vez que se vai ouvir o poderoso hino da Liga Milionária.

Importante mencionar ainda que se vão defrontar o primeiro e segundo classificado do grupo D, o que atribui ainda uma maior preponderância a este duelo.

A confiança também parece estar em alta depois da matança do borrego alemão e com a perspetiva de conseguir o mesmo feito frente a um adversário de um país que, tradicionalmente, também costuma causar grandes dificuldades a equipas portuguesas.

Recorde-se que este Tottenham já foi finalista da Liga dos Campeões em 2018/19, mas ao mesmo tempo acabou por ser um dos participantes na Conference League da temporada passada. Este é assim o regresso aos grandes palcos da equipa sob o leme de um experiente - Antonio Conte - terceiro classificado da Premier League.

Do lado do Sporting, Rúben Amorim já sabe à partida que não vai poder contar com Luís Neto, St. Juste, Daniel Bragança e Jovane Cabral, o que pode levar o técnico ou a apostar em Esgaio ou a dar a primeira grande oportunidade a Marsá. Mesmo com Paulinho 100% apto, a verdade é que o trio móvel parece tapar o lugar ao clássico número '9'.

Já para os Spurs, Conte parece não ter grandes dores de cabeça nas opções para o encontro.

Histórico: Primeiro confronto, mas com avisos prévios

Sporting e Tottenham defrontam-se pela primeira vez na história - algo que já tinha acontecido no jogo frente ao Eintracht Frankfurt.

Por isso, para poder encontrar algum tipo de histórico, o mais próximo que é possível analisar é olhar para o comportamento dos Spurs frente a equipas portuguesas e neste caso frente ao Paços de Ferreira, Benfica, FC Porto, Vitória FC e SC Braga.

Em 14 jogos, 8 vitórias para os ingleses com o SC Braga a apresentar o registo mais negativo por entre os portugueses. O Benfica foi o clube que acabou por sorrir mais com os Spurs a conseguirem apenas uma vitória em quatro jogos.

O encontro mais recente é mesmo o Paços de Ferreira e todos nos devemos recordar de quando foi. Era a fase de apuramento para a Conference League com um surpreendente Paços a conseguir derrotar um Tottenham de Nuno Espírito Santo na Capital do Móvel por 1-0. Em Inglaterra a história foi outra, mas nada faz esquecer o triunfo em solo nacional e com um sabor recente para os portugueses.

Na totalidade dos golos, temos 29 golos dos ingleses face a 17 sofridos.

Momento de forma: Não há 'crises' nos protagonistas

Sporting e Tottenham defrontam-se num momento em que tudo está alinhado para que haja um grande jogo de futebol em Alvalade.

Do lado dos Leões, a crise de resultados parece estar ultrapassada com três vitórias seguidas. A primeira frente ao Estoril no campeonato, a segunda com a estreia sublime na Liga dos Campeões e o mais recente resultado volumoso frente ao Portimonense (4-0). A classificação não é ainda abonatória para os objetivos do clube: sétimo classificado atualmente do campeonato, pese embora a fase embrionária da temporada.

Do lado dos ingleses, a campanha na Premier League e nas competições europeias são de destacar. Só Arsenal e Manchester City estão à frente da tabela classificativa e os últimos três resultados mostram-nos duas vitórias e um empate. O primeiro com uma igualdade frente ao West Ham, que se seguiu com uma vitória em casa frente ao Fulham e uma estreia também imaculada na Liga Milionária com vitória por 2-0 frente ao Marselha. A equipa apresenta-se ainda como a melhor defesa da competição interna com cinco golos sofridos em igualdade com o Brighton.

De destacar ainda que supostamente o Tottenham teria jogado no passado fim-de-semana frente ao Manchester City, mas a morte da Rainha Isabel II de Inglaterra acabou por adiar toda a jornada da Premier League - um fator que pode trazer vantagem ou desvantagem para os Leões.

Jogo de reencontros

Este é também um duelo familiar e de certo emotivo para alguns dos protagonistas. Do lado do Tottenham, temos Eric Dier, jogador que já vestiu a camisola do Sporting, clube onde cumpriu a formação e onde jogou pela equipa principal entre a temporada 2012/13 e 2013/14, antes de se transferir para Inglaterra. Um regresso a Alvalade que não vai ser esquecido pela massa associativa nem pelo jogador.

Do lado do Sporting, Marcus Edwards vai encontrar o clube que o fez crescer antes de vir para Portugal. O jovem extremo inglês cumpriu toda a formação nos Spurs e chegou mesmo a disputar um jogo pela equipa principal em 2016/17. Depois de uma passagem pelo Norwich, passou pelo Excelsior da Holanda antes de seguir para o Vitória SC.

O que dizem os protagonistas:

Sporting

Rúben Amorim: "Temos a nossa equipa, estudámos o Tottenham mas focamos na nossa equipa, para potenciar as nossas capacidades. Gostamos de ter bola, queremos manter essa identidade, queremos ser competitivos em todos os jogos. A responsabilidade está claramente do lado do Tottenham. Mas somos um grande em Portugal e temos de jogar para vencer. É isso que vamos fazer."

Francisco Trincão: "Sabemos que é uma equipa muito forte, não nos podemos esquecer disso. Sabemos os seus pontos fortes e fracos, temos isso bem estudado. É uma equipa que nos vai deixar ter bola, vamos ter de estar preparados para quando a têm."

Tottenham

Antonio Conte: "É sempre muito difícil jogar contra equipas portuguesas. Sporting, Benfica, FC Porto, são sempre difíceis para qualquer equipa. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil amanhã [terça-feira], mas também sabemos que é a Liga dos Campeões e que jogamos contra as melhores equipas do mundo"