O FC Porto vai receber o Arsenal, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e vai dar tudo para contrariar o poderio britânico de uma equipa que está numa das melhores fases da temporada. A equipa de Sérgio Conceição está num momento de alguma intermitência, mas tem conseguido mudar o 'chip' quando os jogos são de Champions, por isso há uma incógnita relativamente ao que se pode esperar.

Os dragões tiveram um percurso digno de registo no Grupo H, conseguindo ultrapassar com relativa facilidade Antuérpia e Shakhtar, esbarrando apenas no poderoso Barcelona. Ainda assim, os catalães só conseguiram bater os azuis e brancos pela margem mínima nas duas partida (1-0 e 2-1).

Já os 'gunners' tiveram um percurso quase incólume no Grupo B, triunfando em todos os jogos, à exceção do empate com o PSV (1-1), nos Países Baixos. Já o Lens e o Sevilha não  tiveram capacidade para se bater de frente com o gigante inglês.

Momento de forma

O FC Porto ainda não se encontrou totalmente e oscila entre boas exibições e jogos onde não consegue materializar em golos o volume ofensivo criado. Os dragões chegam a esta partida após um triunfo convincente, contra o Estrela da Amadora, mas antes houve uma sequência com Rio Ave e Arouca que criaram dúvidas quanto à consistência da equipa de Sérgio Conceição.

Em 2024, os azuis e brancos somam cinco vitórias em oito enco0ntros, além de dois empates e uma derrota. As exibições não foram sempre do nível a que Sérgio Conceição habituou os portistas, mas quando falta qualidade, tem havido raça e força de vontade para amenizar o que tem sido uma temporada longe do que se costuma exigir para os lados do Dragão.

Já o Arsenal, teve um período de menor fulgor no final do ano passando, onde perdeu vários pontos, mas desde o começo do ano (que curiosamente iniciou com uma derrota frente ao Liverpool, por 2-0), Arteta ligou o modo rolo compressor da equipa e os ingleses têm realizado exibições brilhantes, onde aliam golos a bom futebol. Desde janeiro, os 'gunners' somam cinco vitórias e uma derrota em seis jogos.

Nos respetivos campeonatos, o FC Porto segue na terceira posição, enquanto o Arsenal é segundo classificado, com menos dois pontos que o Liverpool.

Quanto às ausências, nos dragões há a certeza que Taremi, Zaidu, Marcano e Gonaçlo Ribeiro não a jogo, uma vez que estão todos a contas com lesões, enquanto que do lado inglês há mais dúvidas. Timber e Zinchenko não deverão mesmo ser opção, enquanto que a possibilidade de Gabriel Jesus, Thomas Partey, Tomiyasu ou Fábio Vieira estarem aptos ainda é uma incógnita.

Histórico de confrontos

FC Porto e Arsenal defrontaram-se seis vezes ao longo da História, em jogos oficiais, sendo que o saldo até é relativamente equilibrado. Os dragões triunfaram duas vezes, os londrinos venceram em três ocasiões e registou-se um empate a zeros, em 2006. Já relativamente ao número de golos a diferença é maior, sendo que a equipa de Arteta marcou 12, enquanto a de Sérgio Conceição fez abanar a rede por quatro vezes.

O último triunfo portista ocorreu em 2010, na primeira mão dos oitavos de final da liga dos Campeões. Nesse encontro, Silvestre Varela e Radamel Falcão fizeram os golos dos dragões, enquanto o lendário Sol Campbell reduziu para os 'gunners'.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, do FC Porto: "Estamos perante duas equipas com pedigree europeu e temos a nossa história, estamos habituados a estar nesta competição e isso por si só não joga"

Mikel Arteta, do Arsenal: “Estou muito impressionado com o FC Porto. Conheço bastante bem o seu treinador e a história do clube. Eles estão sempre em muitas frentes, têm muita qualidade em diversas fases do jogo e são competitivos nas provas europeias. Vamos defrontar um adversário complicado. Ao mesmo tempo, estamos muito animados. Já passaram sete anos desde que estivemos nesta fase pela última vez”

Arbitragem

A equipa de arbitragem escolhida para esta partida é toda proveniente dos Países Baixos, sendo que o árbitro principal será Serdar Gözübüyük, auxiliado por Erwin Zeinstra e Johan Balder. O VAR estará a cargo de Dennis Higler, auxiliado por Pol van Boekel no AVAR. O quarto árbitro vai ser Joey Kooij.

O encontro entre FC Porto e Arsenal, relativo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, está agendado para as 20 horas, no Estádio do Dragão.