Praticamente um ano depois de ter ido ao terreno do Atlético de Madrid empatar 0-0 no arranque da fase de grupos da edição 2021/22 da Liga dos Campeões, quis o destino que o FC Porto voltasse a visitar a formação 'colchonera', agora para o arranque da fase de grupos 2022/23, esta quarta-feira, a partir das 20h00.
Será um reencontro em que nada mudou no banco das duas equipas, com Diego Simeone e Sérgio Conceição a continuarem (há já várias temporadas) ao leme de Atlético e FC Porto, mas com algumas mexidas nos plantéis, sobretudo no que toca ao FC Porto, de onde saíram peças importantes, como Mbemba, Vitinha ou Fábio Vieira, entre outros (para não falar de Luis Díaz, que ainda estava no plantel nessa tal anterior visita dos dragões ao Metropolitano, há um ano). Do lado do Atlético de Madrid, o principal destaque terá sido a saída de Luís Suárez, compensada com o regresso de Morata, que tem vido a mostrar veia goleadora neste arranque de época.
Momento de forma: Atlético e FC Porto já com dissabores neste arranque de época
Atlético e FC Porto chegam a este encontro ainda com poucos jogos oficiais disputados em 2022/23. Os dragões começaram a temporada com a conquista da Supertaça e somaram depois três vitórias nas três primeiras jornadas da I Liga portuguesa. Porém, à quarta jornada surgiu um inesperado desaire na visita ao Rio Ave, naquela que foi a única derrota da turma de Sérgio Conceição nesta temporada. Seguiu-se o regresso aos triunfos, com uma vitória por 2-0 em Barcelos sobre o Gil Vicente.
Ao todo, até ao momento, esta época, o FC Porto disputou seis jogos, tendo ganho cinco e perdido um. Marcou 15 golos e sofreu quatro.
Quanto ao Atlético de Madrid, leva quatro jogos disputados disputados esta temporada na Liga espanhola. Somou duas vitórias, um empate e uma derrota. Marcou cinco golos (dois por Girezmann e três por Morata) e sofreu três. Ocupa, atualmente, o 7.º lugar da tabela.
Histórico de encontros: Vantagem é madrilena, mas Porto já sorriu frente ao Atlético
Este vai ser o 11.º encontro entre as duas equipas nas provas europeias de clubes. A época passada, em Madrid, ficaram-se pelo nulo, num jogo que terminou com polémica, devido a um golo anulado ao FC Porto e Mbemba expulso nos descontos. No jogo em Portugal, Antoine Griezmann deu vantagem ao Atlético aos 56 minutos, e embora os visitantes tenham perdido Yannick Carrasco por expulsão nove minutos depois, Wendell (70) e o guarda-redes suplente Agustín Marchesín (75) também foram expulsos nos anfitriões. Golos tardios de Ángel Correa (90) e Rodrigo De Paul (90+2) confirmaram a vitória "colchonera", com o Porto, que terminou em terceiro no grupo, a ainda conseguir o tento de honra, num penálti de Sérgio Oliveira (90+6).
O primeiro embate entre os dois clubes nas provas europeias teve lugar na já extinta Taça das Cidades com Feira, com o Atlético a eliminar, então, o FC Porto com um triunfo por 2-1 em Madrid e um nulo no Porto. Ao todo, nos dez anteriores encontros entre os dois clubes, o FC Porto só venceu dois, ambos para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/10, tendo perdido quatro (tendo três dessas derrotas ocorrido nos últimos quatro encontros) e empatado outros quatro. Dois desses empates, contudo, tiveram sabor a vitória para os azuis e brancos, com eliminaram o Atlético nos oitavos de final da Champions, em 2008/09, depois de uma igualdade 2-2 em Madrid e de outra (0-0) no Dragão.
O que dizem os treinadores
Diego Simeone, treinador do Atlético:
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto:
O árbitro
O árbitro polaco Szymon Marciniak foi o eleito pela UEFA para dirigir o embate entre Atlético Madrid e FC Porto, com assistência de Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz. Pawel Raczkowski vai ser o quarto árbitro com Bartosz Frankowski e Tomasz Kwiatkowski no VAR.
Comentários