Sporting e Lille fazem esta noite o seu regresso à Liga dos Campeões duas épocas depois da última presença dos dois clubes na prova. Frente a frente duas equipas que procuram a reafirmação na maior competição europeia de clubes.
Os leões querem dar continuidade ao seu grande momento de forma interno e transportá-lo para o palco da 'Champions', mas para tal terão de ultrapassar um Lille que quer dar a volta ao mau momento que atravessa no campeonato e trazer pontos de Alvalade que podem ajudar a elevar os espíritos da formação do norte de França.
Momentos de forma
O encontro desta noite chega num momento em que o Sporting atravessa um excelente período. Os leões lideram o campeonato com cinco vitórias em outros tantos jogos, registando o melhor ataque (19 golos marcados), e a melhor defesa (2 golos sofridos), em igualdade com o Vitória SC.
Os comandados de Rúben Amorim lideram isolados o campeonato, com mais três pontos que os segundos classificados, tendo vencido em Arouca na última jornada da liga por esclarecedores 0-3, isto depois do triunfo no clássico diante do FC Porto. Para além da profícua veia goleadora, o Sporting tem vindo a solidificar cada vez mais a sua zona defensiva, registando já três jogos consecutivos sem consentir um golo.
Situação diferente é a que se vive no Lille. Em França, os 'Les Dogues' até começaram bem a época, com quatro vitórias e um empate, mas seguiram-se a partir daí três derrotas consecutivas, duas das quais para o campeonato. E se um desaire diante do Paris Saint-Germain até se pode aceitar, o mesmo não se pode dizer de uma derrota diante do recém-promovido Saint-Etiénne que, até ao jogo com o Lille, não tinha qualquer ponto somado.
Assim, o clube do norte de França ocupa o oitavo lugar da Ligue 1 com seis pontos, a seis do líder PSG.
Histórico de confrontos
Este será o terceiro embate entre Sporting e Lille nas competições europeias. As duas equipas encontraram-se na fase de grupos da Liga Europa da temporada 2010/2011.
Nos dois jogos realizados, a vitória sorriu sempre para os leões de Paulo Sérgio, que venceram por 1-0 em casa, graças a um golo de Anderson Polga, e também venceram em França, por 1-2, com golos de Simon Vuckcevic e Hélder Postiga.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "São uma equipa muito forte, muito dotada taticamente, tem um grande avançado, três centrais muito rápidos. Será um jogo de espelhos porque eles jogam daquela maneira de jogo partido e nós não. Temos de tentar guardar a bola para nós e tentar empurrar o adversário, sabendo que será mais difícil de fazer do que na nossa liga"
Bruno Généso, treinador do Lille: "Vamos defrontar uma excelente equipa, invicta desde o início da época e com muita experiência, qualidade e organização, tanto em termos defensivos como ofensivos. Mas estamos aqui para disputar o jogo pelo jogo, temos de ter qualidade para enfrentar a equipa que vamos encontrar e, claro, ter a capacidade para colocar problemas"
O árbitro
Donatas Rumsas foi o escolhido para apitar a partida deste noite em Alvalade. O juiz lituano será auxiliado por Aleksandr Radius e Dovydas Suziedėlis, enquanto Robertas Valikonis será o quarto árbitro. A dupla de vídeo-arbitragem será composta pelo italiano Aleandro Di Paolo e pelo inglês David Coote.
O juiz de 35 anos fará a sua estreia diante das duas equipas, tendo já dirigido o jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa entre o Benfica e o Toulouse.
Comentários