O Sporting vai tentar esta quarta-feira, quando receber o Marselha a partir das 20h00 no Estádio José Alvalade, consolidar a liderança do Grupo D, em encontro da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os 'leões' precisarão, contudo, de fazer bem melhor do que há uma semana, no Stade Velódrome, para se reencontrarem com o caminho das vitórias na prova.

No encontro da 3.ª jornada, em França, o Sporting entrou com tudo e parecia determinado a somar a quarta vitória em quatro jogos no grupo quando Francisco Trincão marcou logo no minuto inicial do encontro. Só que dois erros de Antonio Adán na baliza leonina permitiram que Alexis Sánchez e Amine Harit virassem o marcador, antes de o guarda-rede espanhol ser expulso por jogar a bola com a mão fora da área num lance perigoso. O Marselha aproveitou para marcar por mais duas vezes e somar os seus primeiros pontos na presente edição da competição.

O Sporting continua, ainda assim, com dois pontos de vantagem no topo do Grupo D, depois das vitórias por 3-0 sobre o Eintracht Frankfurt (fora) e por 2-0 diante do Tottenham (em casa), nas duas jornadas iniciais. Quanto ao Marselha, por sua vez, estava sem pontos antes do triunfo da semana passada sobre o Sporting, em virtude de derrotas por 2-0 no terreno dos Spurs e 1-0 em casa diante do Frankfurt.

Momento de forma

O Sporting está pela décima vez em fases de grupos da UEFA Champions League, a segunda consecutiva. Os leões venceram oito dos últimos 11 jogos em casa nas competições europeias, embora tenham perdido três dos derradeiros seis.

A turma de Rúben Amorim chega a este encontro depois de um triunfo por 2-1 nos Açores, para a I Liga, naquela que foi apenas a sua terceira vitória nos últimos cinco jogos no conjunto de todas as competições. A jogar em casa, porém, o Sporting vem de três vitórias consecutivas. Os leões marcam há oito jogos seguidos, mas em contrapartida sofreram golos nos últimos quatro jogos. Ocupam atualmente o 6.º lugar da I Liga.

Já o Marselha viu-se neste fim de semana ultrapassado no 2.º lugar da Liga francesa, caindo para o 3.º posto ao sofrer a primeira derrota da temporada na prova (2-1 na receção ao Ajaccio). O conjunto francês venceu apenas dois dos últimos cinco jogos que disputou no conjunto de todas as provas. A jogar fora de casa, esta época, o Marselha venceu três jogos, empatou um e perdeu outro (na visita ao Tottenham).

O Marselha está na fase de grupos pela 11ª vez e pela segunda nas últimas três temporadas. Apesar das derrotas desta temporada frente a Tottenham e Frankfurt, o OM só perdeu três dos seus últimos 12 jogos europeus (8V 1E).

Histórico de encontros

O embate da primeira volta, que terminou então com o triunfo do Marselha por 4-1 sobre o Sporting, foi o primeiro de sempre entre as duas equipas. O Marselha, contudo, perdeu por 3-0 fora e por 2-0 em casa frente ao Porto na fase de grupos da UEFA Champions League 2020/21, nos anteriores embates com formações portuguesas, e soma três derrotas consecutivas com adversários lusos, frente aos quais perdeu quatro dos últimos cinco jogos que disputou.

O Marselha nunca ganhou em solo português, tendo perdido sete dos oito jogos que aí disputou, empatando o outro. Não marcou golos nas últimas três visitas a Portugal.

Antes da derrota na Jornada 3 em Marselha, o Sporting não defrontava adversários franceses desde a fase de grupos da UEFA Europa League de 2010/11, quando venceu o Lille por 2-1 fora e por 1-0 em casa. O registo total dos leões frente a equipas gaulesas é agora de total equilíbrio: 7V 5E 7D.

Em casa, o registo da turma de Alvalade diante de oponentes da Ligue 1 é de seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Esta equipa do Marselha reforçou-se e está em segundo lugar no campeonato em França. Mas queremos ganhar o jogo. Aprendemos bastante com os erros e com a segunda parte do jogo com o Santa Clara. Esta equipa não pode relaxar o que quer que seja e quando isso acontece na Liga dos Campeões o jogo pode acabar em 9 minutos, como aconteceu em Marselha. Estamos sempre a aprender. Temos de estar no máximo em qualquer jogo."

Igor Tudor , treinador do Marselha: "O Sporting é uma boa equipa. Nos primeiros 25 minutos [do jogo anterior], estivemos 11 para 11 e pudemos ver a qualidade do Sporting, bem organizados. Prevejo um jogo muito difícil para nós. É uma equipa experiente e teremos de fazer uma exibição muito boa para conseguirmos amealhar pontos".

O árbitro

A receção do Sporting ao Marselha, marcada para as 20h00 de quarta-feira, terá como árbitro o espanhol Alejandro Hernández, assistido por José Naranjo e Diego Sanchez Rojo. O quarto árbitro será Cesar Soto Grado, com Ricardo de Burgos como VAR.

Será a primeira vez que o árbitro espanhol, de 39 anos, vai dirigir um encontro do Sporting, mas já apitou duas partidas de equipas portuguesas no passado: a receção do Benfica ao Midtjylland, já esta época, que as águias venceram por 4-1, e uma visita do Braga ao terreno do Besiktas, também vencida pela formação lusa (2-1).

Sporting e Marselha entram em campo esta quarta-feira, a partir das 20h00, no Estádio José Alvalade. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.