Estão a chegar os jogos determinantes para definir que equipas seguem para a próxima fase da Liga dos Campeões. As três equipas portuguesas em prova continuam a ter oportunidades de passar, mas não será fácil para FC Porto, Sporting e Benfica seguirem em frente.

Os ‘dragões’ são os primeiros a entrar em campo nesta quinta jornada da fase de grupos e são também o clube luso com o caminho mais ‘espinho’ dos três. O conjunto orientado por Sérgio Conceição vai à Turquia enfrentar o Besiktas antes de receber o Mónaco no Estádio do Dragão.

Em termos de apuramento, os ‘azuis e brancos’ podem garantir a presença nos oitavos de final já esta terça-feira. Caso vençam na Turquia e o RB Leipzig não vá além de um empate, os ‘dragões’ asseguram já a presença na próxima fase da Champions.

No entanto, um triunfo dos germânicos sobre o Mónaco deixa todas as decisões para a última jornada (excepto para os monegascos que ficaria já de fora dos lugares de apuramento).

Em caso de empate, a equipa de Sérgio Conceição garante a presença nas competições europeias (Liga Europa) ficando a decisão sobre o apuramento para a Liga dos Campeões para a última jornada.

No pior caso, uma derrota frente aos turcos pode até assegurar a presença, no mínimo, na Liga Europa. Para que tal cenário aconteça é necessário que o RB Leipzig vença o Mónaco que fica arredado das provas europeias.

‘Leões’ já não dependem apenas de si

As contas de apuramento do Sporting implicam a entrada de terceiros na equação. Os ‘leões’ somam quatro pontos na fase de grupos (uma vitória, duas derrotas e um empate), menos três do que a Juventus. Os italianos têm ainda vantagem no confronto direto, primeiro fator de desempate, uma vez que venceram em Turim e empataram em Alvalade.

Para passar, os ‘leões’ têm dois cenários que dão acesso à próxima fase. O primeiro cenário implica duas vitórias leoninas nos próximos dois jogos e esperar que a Juventus some apenas mais um ponto nas duas jornadas que ainda de jogar na fase de grupos (Barcelona e Olympiacos).

O segundo cenário que dá a passagem do Sporting é mais complicado e depende de duas derrotas da Juventus. Para se apurar, o clube leonino precisaria de vencer um dos seus encontros e empatar o outro enquanto a Juventus precisaria de perder os restantes encontros.

As contas para os oitavos de final da Champions não são fáceis, mas a Liga Europa está a apenas um ponto de distância. Caso empate com o Olympiacos, o Sporting garante que não fica arredado das provas europeias e que segue para a Liga Europa.

‘Águias’ jogam a última cartada na Rússia

O apuramento do Benfica é o cenário mais complicado entre as três formações lusas. Os ‘encarnados’ estão obrigados a vencer os dois encontros que faltam na fase de grupos e precisam que tanto o CSKA como o Basileia percam os respetivos encontros.

Tantos os russos como os suíços vão enfrentar o Manchester United e o Benfica nas duas jornadas que faltam. Caso se verifique o cenário ideal para o Benfica, ficariam três equipas com seis pontos (CSKA, Basileia e Benfica) e os critérios da UEFA indicam um minicampeonato.

Um minicampeonato é o segundo critério de desempate onde os golos marcados e sofridos fazem a diferença. Como as três equipas terão somado seis pontos nos jogos entre si, a decisão seguirá para a diferença entre golos marcados e sofridos.

O Benfica tem, neste momento, nove golos negativos fruto de um golo marcador e dez sofridos nos quatro jogos já disputados. Em sentido inverso, o Basileia soma um saldo de três golos positivos (oito golos marcados menos os cinco golos sofridos). O CSKA, por sua vez, apresenta um registo de três tentos negativos. Os russos marcaram cinco golos nesta fase de grupos e sofreram oito tentos.

Recuperar a diferença de golos é uma tarefa hercúlea, mas que continua a acalentar a esperança ‘encarnada’ num apuramento para os oitavos de final. Atualmente, mesmo o apuramento para a Liga Europa está em risco nas contas do Benfica.

Recorde-se de que as três equipas lusas entram em campo entre terça (FC Porto) e quarta-feira ( Benfica e Sporting). Os ‘dragões’ vão a casa do Besiktas enquanto os ‘encarnados’ já viajaram para a Rússia. Em Alvalade, os ‘leões’ recebem o Olympiacos.