Uma das curiosidades do "duelo" de quarta-feira entre os espanhóis do FC Barcelona e os italianos do Inter, de José Mourinho e Quaresma, é facto de o camaronês Samuel Eto’o e o sueco Zlatan Ibrahimovic defrontarem os seus antigos clubes.

Ibrahimovic trocou Milão pela Catalunha e Eto’o fez a viagem inversa, apenas dois meses após o internacional dos Camarões ter apontado o golo inaugural do Barça na vitória por 2-0 na final de Roma, ante o Manchester United.

O outro encontro do Grupo F, que acolhe o campeão europeu Barcelona e o candidato Inter de Milão, coloca frente-a-frente os ucranianos do Dínamo de Kiev e os estreantes russos do Rubin Kazan.

No Grupo D, FC Porto e Chelsea - de Ricardo Carvalho, Bosingwa, Deco, Hilário e Paulo Ferreira (este último não está inscrito na Liga dos Campeões) - são dois “velhos conhecidos” que se voltam a encontrar na Liga dos Campeões.

Os clubes cruzaram-se por duas vezes. Na edição de 2006/07 e, duas temporadas antes, na fase de grupos, na primeira época de José Mourinho no Chelsea após ter levado o FC Porto à conquista do título em 2004.

O Chelsea, que nas sete participações na Liga dos Campeões somou por cinco vezes os três pontos na jornada inaugural, venceu o primeiro duelo com os portistas, em 2004/05, por 3-1, tendo o FC Porto ganho no Dragão, por 2-1.

Em 2006/07, o Chelsea empatou 1-1 no Estádio do Dragão, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final, apesar de o golo de Raul Meireles ter colocado os portistas em vantagem no marcador.

Na segunda mão, o alemão Michael Ballack apontou o tento decisivo no triunfo por 2-1, num jogo em que os “dragões” se adiantaram no marcador por Quaresma, que representou os “blues” na segunda metade da época passada, por empréstimo do Inter.

Sem Lucho González, Lisandro López e Cissokho - transferidos para o futebol gaulês -, o FC Porto surge terça-feira em Londres após golear o Leixões por 4-1, na quarta jornada da Liga de futebol, com Hulk, Falcao e Varela em ascensão.

O Chelsea manteve sábado o comando da Primeira Liga inglesa ao vencer fora o Stoke City, por 2-1, com um golo de Malouda no quarto minuto de compensação.

O Stoke City foi a primeira equipa a marcar, aos 32 minutos, através de Diagne-Faye, graças a um erro do guarda-redes internacional checo Petr Cech, mas Didier Drogba responderia com o golo do empate no terceiro minuto de compensações a terminar a primeira parte.

No outro encontro do Grupo D, a formação espanhola do Atlético Madrid, do português Simão Sabrosa, apadrinha a estreia da modesta formação cipriota do APOEL na Liga dos Campeões.

A estreia de Cristiano Ronaldo pela constelação de estrelas do Real Madrid, de Espanha, após concretizada a transferência mais cara do futebol mundial, é outra das curiosidades desde início da Liga dos Campeões.

O futebolista português marcou sábado o seu segundo golo na Liga espanhola, o último dos três com que o Real Madrid venceu o Espanyol de Barcelona (3-0), num jogo em que Cristiano Ronaldo começou no banco.

O Real Madrid inicia a campanha europeia terça-feira no recinto do FC Zurique, na Suíça, enquanto no outro jogo do Grupo C os franceses do Marselha, do ex-portista Lucho, recebem os italianos do AC Milan.

No Grupo A, com jogos também na terça-feira, a formação italiana da Juventus, de Tiago, recebe os franceses do Bordéus, enquanto os israelitas do Macabi Haifa recebem o colosso alemão Bayern Munique.

No Grupo B, com os dois jogos igualmente na terça-feira, o vice-campeão europeu Manchester United, de Nani, defronta o Besiktas, na Turquia, enquanto os alemães do Wolfsburgo recebem os russos do CSKA Moscovo.

No Grupo E, os ingleses do Liverpool recebem o estreante húngaro Debreceni, enquanto os franceses do Lyon - dos ex-portistas Lisandro e Cissokho - recebem os italianos da Fiorentina, “carrascos” do Sporting no “play-off”.

Igualmente na quarta-feira, decorrem os jogos Estugarda (Ale)-Rangers (Esc) e Sevilha (Esp)-Unirea Urziceni (Rom), referentes aos Grupo G, e Olympiacos (Gre)-AZ Alkmaar (Hol) e Liege (Bel)-Arsenal (Ing), do Grupo H.