O Barcelona enfrenta a reta final do seu grande desafio da temporada esta quarta-feira, na primeira-mão das meias-finais da Liga dos Campeões contra o Liverpool, após sagrar-se campeão espanhol no último fim de semana.

Catalães e ingleses, ambos com cinco troféus conquistados, a par do Bayern de Munique, e apenas superados pelo recordista Real Madrid (13) e pelo AC Milan (sete), chegaram a esta fase da prova depois de eliminarem Manchester United e FC Porto nos quartos de final, respetivamente.

Os ‘reds’, que estão pela 11.ª vez numa meia-final da principal competição europeia de clubes, deixaram pelo caminho os ‘dragões’ com um agregado de 6-1 (2-0 e 4-1) e procuram alcançar a segunda presença seguida na decisão da prova, depois de na época passada terem sido derrotados pelo Real Madrid (3-1).

Por seu lado, o FC Barcelona, campeão europeu pela última vez em 2015, conseguiu a 17.ª presença numas meias-finais, com dois triunfos sobre o Manchester United, por 1-0 e 3-0, dividindo agora o favoritismo com o seu próximo adversário, o Liverpool.

O embate entre ‘Barça’ e Liverpool, da primeira mão, marcado para quarta-feira, em Camp Nou, acontece um dia depois de Tottenham perder em casa com o Ajax na primeira-mão das meias-finais, em Londres, numa eliminatória que coloca frente-a-frente dois ‘outsiders’ com percursos deveras surpreendentes.

Com o Campeonato Espanhol no bolso, o Barcelona já pode virar todas as atenções e forças para os dois jogos das semifinais da Champions, uma competição que não conquista desde 2015.

"A nível de confiança estamos bem, mas ganhar o título é um impulso anímico para o jogo de quarta-feira contra o Liverpool, que sabemos que vai ser difícil, porque o Liverpool está a fazer uma grande temporada e é uma grande equipa", disse no sábado Ernesto Valverde, técnico do Barcelona.

Valverde, que conquistou a sua segunda Liga espanhola seguida ao comando do Barcelona, a oitava do clube nos últimos 11 anos, não hesita em apontar para Messi como a sua principal arma para o confronto desta quarta-feira.

"Ele é o centro de tudo. Marca o nosso estilo, muitas das coisas que fazemos, e a sua competitividade movita-nos e obriga-nos" a lutar.

Messi entrou em campo no segundo tempo do jogo contra o Levante, no sábado, e anotou o golo da vitória (1-0) e do título espanhol.

Meljhor marcador do Campeonato Espanhol com 34 gols, Messi também lidera a lista de goleadores da Champions com 10 golos, mais dois que o polaco Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, já eliminado.

Valverde sencarregou-se de gerir os minutos em campo da sua grande estrela para que chegasse em ótimas condições físicas para os duelos decisivos da temporada.

Messi estará acompanhado no ataque pelo seu amigo Luis Suárez, que reencontrá o Liverpool, equipa onde brilhou entre 2011 e 2014.

"É uma equipa que pode sair a jogar, que tem jogadores muito bons no meio-campo e que fazem a bola chegar aos atacantes, eles podem jogar da mesma forma que nós", declarou Suárez.

Com os intocáveis Suárez e Messi no onze, a dúvida está em quem ocupará a última vaga no ataque: o francês Ousmane Dembélé ou o brasileiro Philippe Coutinho, que jogou no sábado contra o Levante.

Do outro lado do campo estará um temível Liverpool,  que continua na luta pelo título da Premier League, competição na qual está em segundo lugar a um ponto do líder Manchester City, a dois jogos para o fim da temporada.

Esta luta pelo Campeonato Inglês, que o Liverpool não vence há 29 anos, pode pesar para o clube de Anfield, que tem vindo a usar força máxima em cada jogo.

O Liverpool venceu a Champions pela última vez em 2005 e tem vontade de erguer novamente a 'Taça Orelhuda', mas o técnico alemão do clube, Jurgen Klopp, colocou toda a pressão no adversário catalão.

"Quando se joga contra o Barcelona, certamente que não se é favorito", garantiu o técnico à DAZN, apostando na velocidade dos atacantes Mohamed Salah e Sadio Mané para surpreender o Barcelona.

A principal dúvida para o Liverpool é a presença do avanlado brasileiro Roberto Firmino, que sofreu uma lesão na virilha no treino da última quinta-feira.

O Barcelona-Liverpool está marcado para às 20h00 desta quarta-feira.

Possíveis onze de cada equipa

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet, Jordi Alba; Rakitic, Busquets, Arthur; Messi, Suárez, Coutinho (ou Dembélé).
Técnico: Ernesto Valverde.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson; Wijnaldum, Henderson, Milner; Salah, Firmino (ou Sturridge), Mané.
Técnico: Jürgen Kloop (ALE).

Árbitro: Björn Kuipers (HOL)