Com Lionel Messi de regresso ao seu melhor nível, a um nível que se apelida de ‘extraterrestre’, a que só ele consegue chegar, o ‘Barça’ surge como favorito, numa primeira época sob o comando de Luis Enrique prestes a tornar-se perfeita.

A ‘Juve’ já não pode alcançar a perfeição, pois caiu face ao Nápoles na Supertaça italiana, mas, no primeiro ano de Massimiliano Allegri, busca algo inédito na sua história, num palco onde a Itália se sagrou campeã mundial em 2006.

Os catalães procuraram o quinto título - depois dos logrados em 1992, 2006, 2009 e 2011 -, que os colocaria no terceiro lugar do ‘ranking’, ao lado de Liverpool e Bayern Munique e apenas atrás de AC Milan (7) e Real Madrid (10).

Por seu lado, os transalpinos lutam pelo terceiro, após as vitórias em 1985 e 1996, e para evitarem o sexto desaire em finais – lideram esse ‘ranking’, com cinco, em igualdade com Benfica e Bayern Munique. O ‘Barça só perdeu duas.

Apontado, como todas as épocas, como um dos candidatos ao título, o FC Barcelona fez uma segunda metade de época extraordinária, com Messi a encabeçar um ‘tridente’ atacante demolidor, juntamente com Neymar e Luis Suárez.

Juntos, os três avançados sul-americanos já marcaram 120 golos – 58 do argentino, 38 do brasileiro e 24 do uruguaio, que chegou mais tarde -, um registo impressionante, com ‘chancela’ Luis Enrique, que os soube encaixar no ‘onze’.

O encontro entre o FC Barcelona a e Juventus está marcado para as 20:45 locais (19:45 de Lisboa) no Estádio Olímpico de Berlim.