Quando já se disputou 25 por cento dos jogos dos principais campeonatos europeus, não há nenhum campeão na liderança. Essa pequena crise dos campeões também se reflete na Champions, onde os desempenhos, para já, não estão a impressionar.

O Benfica é o caso mais ´bicudo`, mas não é o único campeão que está em sofrimento

Benfica ´rouba` recorde negativo a Sporting e FC Porto e ao Bayern Munique

À entrada para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica tentava evitar uma estatística negativa que estava na posse de FC Porto e Sporting: ´leões` e ´dragões` ostentavam o estatuto de pior equipa portuguesa na Champions ao cabo de quatro rondas, com apenas um ponto, mas a derrota dos ´encarnados` em Old Trafford fez com que as ´águas` arrebatassem essa ´coroa` das cabeças de ´leões` e ´dragões`. Nunca Portugal tinha uma equipa sem pontuar na Champions ao cabo de quatro jornadas.

Nesta altura, no Grupo A, o Benfica tem um golo marcado e dez sofridos, ou seja, tem um saldo de nove golos negativos. Os zero pontos somados (derrotas com Manchester United por 0-1 e 0-2; 1-2 com o CSKA Moscovo e 0-5 com o Basileia) colocaram o Benfica como o pior cabeça-de-série da história da Liga dos Campeões, ao cabo de quatro jogos. Os tetracampeões de Portugal conseguiram bater o registo negativo do Bayern Munique, que na época 2002/2003 tinha apenas um ponto à quarta jornada. Só que nessa época o Bayern já tinha marcado cinco golos e sofrido oito, bem melhor que os dez sofridos pelo Benfica e apenas um marcado esta época.

As contas do ´milagre`para os oitavos-de-final

E mesmo não tendo somado qualquer ponto, a verdade é que a equipa de Rui Vitória ainda pode chegar aos oitavos-de-final da prova. Mas para tal, precisa de um ´milagre`: vencer os jogos que restam frente ao CSKA Moscovo e Basileia e esperar que estas duas formações não somam qualquer ponto frente ao Manchester United, quase apurado. E não basta vencer: frente aos suíços, o Benfica terá de ganhar por seis golos de diferença para lhes bater na classificação no confronto direto; na Rússia a vitória terá de ser por dois ou mais golos de diferença.

Mas caso os três acabem com os mesmos seis pontos (pontuação máxima que o Benfica pode atingir e que o Basileia e CSKA Moscovo já têm), é preciso ir a um minicampeonato entre este trio. E aqui os golos marcados e sofridos é que irão fazer a diferença. O Benfica, como já foi mencionado, tem nove golos negativos. O Basileia é quem está melhor, com oito marcados e cinco sofridos (três golos positivos), à frente do CSKA Moscovo com cinco marcados e oito sofridos (três golos negativos). Ou seja, mesmo que o Benfica vença o Basileia por 6-0, por exemplo, e depois o CSKA Moscovo por 2-0 (nesse caso ficaria com um golo negativo), os ´encarnados` terão de rezar para que o Manchester United derrota estas dois adversários com muitos golos para que fiquem com mais golos negativos.

Esta Liga não é para campeões

A situação do Benfica é a pior de todas, mas não é caso único. Das equipas do Pote 1 (de há duas épocas para cá este pote passou a integrar os campeões das sete principais ligas mais o vencedor da Champions), nenhum está a liderar o seu grupo. O Chelsea é quem está mais perto do primeiro lugar, com o segundo posto no C, menos um ponto que o líder AS Roma. Depois do Benfica, o Mónaco é o campeão em pior estado. A equipa de Leonardo Jardim soma dois pontos no Grupo G, onde está também o FC Porto. Os campeões franceses ainda têm hipóteses de seguir em frente, mas dependem das outras equipas (RB Leipzig, Besiktas, além dos ´dragões`).

No Grupo B, o campeão Bayern Munique está perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final. Os bávaros (só precisam de um ponto) têm nove pontos, mais seis que o Celtic e menos três que o já apurado PSG. No Grupo C, o Chelsea, como já foi referido, tem sete pontos, mais quatro que o Atlético Madrid, ou seja, com tudo para seguir em frente. Na poule D a Juventus, com o empate em Alvalade, ficou mais perto dos oitavos: os campeões italianos têm sete pontos, mais três que o Sporting e menos quatro que o Barcelona. O Spartak Moscovo, campeão da Rússia, soma cinco pontos no Grupo E, menos dois que o Sevilha e menos três que o Liverpool. O Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, campeão da Ucrânia, soma nove pontos e só precisa de um empate para acompanhar o City no Grupo F, rumo aos oitavos-de-final. Já no Grupo H o Real Madrid tem mais cinco pontos que o Dortmund e o APOEL, 3.ºs colocados, num grupo onde o Tottenham já está apurado.

Ou seja, das equipas do Pote 1, o pote dos campeões, o Benfica é quem está em pior posição para seguir em frente na prova. O Mónaco também tem a sua situação complicada e depende de terceiros para passar. As restantes cabeças-de-série dos oito grupos tem tudo para seguir em frente.