O Benfica está a apenas um triunfo de garantir a qualificação para os oitavos-de-final da Champions, situação que tem sido pouco habitual para o clube da Luz. A eliminação na fase de grupos tem sido o desfecho mais provável para os "encarnados" na onze participações na liga milionária.

A primeira vez que o Benfica ultrapassou a fase de grupos foi sob comando de Artur Jorge em 1994/95, depois de ter protagonizado um percurso invicto frente a Arsenal, Hadjuk e Steua, acabando por cair aos pés do AC Milan nos quartos-de-final.

Só 11 anos depois, o Benfica regressou a uma fase adiantada da prova mais importante de clubes da UEFA. Foi em 2005/2006, com Ronaldo Koeman que os "encarnados" voltaram a chegar aos quartos-de-final, depois de terem superado uma fase de grupos onde estavam incluídos o Manchester United, o Villarreal e o Lille. A equipa portuguesa acabou eliminada pelo Barcelona.

Em 2011/2012, com Jorge Jesus no comando da equipa, o Benfica logrou atingir novamente os quartos-de-final e sem qualquer desaire na fase de grupos, eliminando nos oitavos de final o Zenit de São Petersburgo. O Chelsea acabou por despedaçar o sonho da equipa "encarnada" de chegar mais longe na competição.

À 11ª participação na Champions, as "águias" podem chegar novamente aos oitavos de final.

O Benfica é líder do grupo C, com nove pontos. O Astana está na última posição com dois. Atlético de Madrid e Galatasaray têm sete e quatro pontos, respetivamente.

Na primeira jornada do grupo C, o Benfica venceu o Astana por 2-0, com golos de Gaitán e Mitroglou.

Equipas prováveis:

Benfica: Júlio César; Sílvio, Jardel, Lisandro López, Eliseu; André Almeida, Samaris, Gonçalo Guedes, Carcela-González; Raúl Jiménez, Jonas.

Astana: Erić; Anićić, Ilić, Postnikov, Shomko; Twumasi, Maksimović, Zhukov, Cañas, Kethevoama; Kabananga.