O Benfica está a vencer o AEK de Atenas por 2-0 ao intervalo, em jogo da 2ª jornada do Grupo E da 'Champions'. No outro jogo regista-se um empate entre Bayern Munique e Ajax na Alemanha. Os 'encarnados' vão jogar o segundo tempo com menos um, porque Rúben Dias foi expulso com duplo amarelo já nos descontos.

Veja as melhores imagens do jogo

Precisando de vencer para se lançar na luta pelo apuramento e afastar o 'fantasma' de oito partidas sem ganhar nesta fase da 'liga milionária', cedo os 'encarnados' deram mostras do que queriam.

E, tirando partido das muitas fragilidades defensivas do campeão grego, a formação de Rui Vitória entrou a todo o 'vapor' e fez o resultado antes dos 15 minutos. O guarda-redes Vasilios Barkas ainda negou o golo a Conti aos cinco minutos, num cabeceamento após canto de Pizzi mas nada pode fazer no minuto seguinte: a primeira 'bomba' de Gedson ainda foi defendida com os pés pelo guarda-redes grego mas a bola foi ter com Seferovic que encostou para o fundo das redes, fazendo 100.º golo do Benfica na prova desde que a Champions mudou de formato.

Os 'encarnados', cujo último golo fora tinha sido marcado em Istambul no empate 3-3 com o Besiktas em novembro de 2016, voltou a tirar partido das fagilidades defensivas do campeão grego. O veterano Chygrynskiy (defesa ucraniano, que foi um dos muitos erros de 'casting' do Barcelona para o centro da defesa) evitou o bis de Seferovic aos 10, no mesmo minuto em que o guarda-redes Vasilios Barkas teve de intervir com classe para negar o golo a Fejsa, numa cabeçada após canto. O Benfica vinha de todos os lados e os gregos não sabiam o que faziam.

O 2-0 era uma questão de tempo, que Grimaldo tratou de encurtar aos 15, num cabeceamento, do 'alto' dos seus 1,71 metros. Pizzi meteu a bola nas costas do lateral Bakakis, o catalão fez o resto. Demasiado fácil.

Os gregos acordaram e viram Odysseas Vlachodimos negar-lhes o golo em três ocasiões, aos 24,  34 e 45 minutos a remates de Hult, Ponce e Bakasetas. O guarda-redes alemão, de origem grega, a mostrar atributos.

O crescimento dos gregos era óbvio e, já a terminar a primeira parte, Rúben Dias foi expulso, por duplo amarelo, numa jogada onde foi muito imprudente.

O Benfica vai jogar a segunda parte com menos um mas com uma boa vantagem.  Lema deverá entrar para equilibrar a defesa.

Acompanhe a segunda parte no SAPO Desporto