Shakhtar Donetsk e Borussia de Dortmund empataram esta quarta-feira a dois golos em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Os ucranianos estiveram por duas vezes em vantagem, mas os alemães conseguiram 'sacar' um precioso empate e levam ligeira vantagem para a segunda mão em casa.

Num jogo mais equilibrado do que se poderia supor à primeira vista, a equipa da casa colocou-se em vantagem aos 31 minutos. Srna bateu o livre de forma irreprensível. A bola foi em arco direita à baliza de Weidenfeller, que nada pode fazer. Os ucranianos podiam ter aumentado a vantagem dois minutos depois, valeu Schmelzer, a tirar a bola no tempo certo.

O Borussia reagiu, primeiro por Błaszczykowsk (39') e depois por Lewandowski, aos 41', que assim deu o empate. O polaco ganhou um ressalto, enganou os adversários e finalizou para o 1-1.

Antes do final da primeira parte, o Shakhtar teve nova boa ocasião, mas a defensiva alemã conseguiu 'sacudir' o perigo.

No segundo tempo, os ucranianos entraram melhor, logo com dois ocasiões nos primeiros minutos, mas só viriam a concretizar aos 68', por Douglas, que entrou na segunda parte. O Borussia reagiu, mas só perto do final do encontro chegou ao desejado empate. Hummels deu o melhor seguimento a um canto, fixando o resultado em 2-2.

A segunda mão está marcada para dia 5 de março, em Dortmund.