Gianluigi Buffon deixou alguns conselhos a Rui Patrício, antes do duelo entre ambos esta terça-feira, em jogo da 4.ª jornada da Liga dos Campeões. O atual guarda-redes da Juventus vê o seu homólogo do Sporting a seguir as suas pisadas e jogar ao mais alto nível até aos 40 anos.

"Creio que é possível um guarda-redes manter um percurso de grande crescimento, como o que aconteceu nestes últimos anos ao Rui. Tudo depende da sua motivação, força mental, qualidades. E ainda o espírito de auto-crítica. Tudo isto são coisas que fazem a diferença para um jogador se manter tanto tempo ao mais alto nível", disse o internacional transalpino.

´Gigi` Buffon comentou ainda o facto de amanhã estar em campo o melhor guarda-redes do Mundo para a FIFA (prémio que venceu no início da semana passada nos prémios ´The Best) e o melhor guarda-redes do último europeu, ganho por Portugal.

"No que me diz respeito, foi uma enorme satisfação [vencer o galardão de melhor guarda-redes da FIFA], sem dúvida. No que diz respeito ao Rui, penso que foi um prémio merecido, porque ele foi o protagonista de um grande Europeu, juntamente com toda a equipa de Portugal. Poucos pensariam que eles pudessem chegar ao título de campeão europeu. E tal como todas as grandes equipas que vencem competições, o papel do guarda-redes é decisivo. Penso que o Rui Patrício fez de facto um grande Europeu e, aliás, é um guardião de nível internacional há vários anos e muito fiável", acrescentou.

Aos 39 anos, Buffon parece não dar mostras de querer parar. O guarda-redes da Juventus continua a exibir-se ao mais alto nível. O segredo, revela, é seguir os conselhos dos técnicos.

"Sinceramente, nos últimos 4 ou 5 anos tenho-me mantido ao mesmo nível. Além do que diz o que está no bilhete de identidade, se me perguntam se aos 35 anos estava melhor… não, sinto-me igual. Isso é algo que devo aos meus treinadores, que me motivaram da forma mais correta e àqueles que me ensinaram a trabalhar sem olhar para o bilhete de identidade. Essa é a única forma que conheço. É acordar de manhã e ir para o centro de treinos dar o meu melhor por mim próprio e pela equipa", finalizou.

O Sporting - Juventus, da 4.ª jornada do Grupo , está marcado para às 19h45 desta terça-feira e será dirigido pelo árbitro francês Clément Turpin. O Grupo é liderado pelo Barcelona com nove pontos, seguido da Juventus com seis e do Sporting com três. Olympiacos ainda não pontuou.