Além dos confrontos entre espanhóis e ingleses e entre a equipa de José Mourinho e o conjunto russo, cujos vencedores se cruzam depois nas meias finais, o sorteio realizado hoje em Nyon, na Suíça, ditou outra "final" antecipada entre os alemães do Bayern Munique e o Manchester United, de Inglaterra, e um Lyon-Bordéus, “duelo” fratricida entre franceses.

A reedição da final da época de 2005/06, em Paris, ganha pelo Barcelona, por 2-1, com golos de Samuel Eto'o e Juliano Belletti, para os espanhóis, e Sol Campbell, para os ingleses, é um dos jogos grandes dos “quartos”.

O Arsenal, que joga em casa o primeiro jogo, marca presença nos quartos de final após eliminar o FC Porto, com 5-0 e 1-2, e é a equipa mais concretizadora da prova, com 18 golos.

O Barcelona impôs-se nos oitavos de final ao Estugarda, com um empate a 1-1 na Alemanha e um triunfo sólido por 4-0 em Nou Camp, com dois golos do argentino Messi em mais uma exibição de gala do melhor jogador do Mundo FIFA.

O Inter de Milão, que acredita no treinador português José Mourinho para atingir um título que lhe escapa há mais de quatro décadas, vai defrontar o "outsider" CSKA Moscovo, que era um dos adversários mais apetecíveis, num encontro desigual.

Os "nerazzurri", tricampeões italianos, marcam presença nos quartos de final após afastarem os ingleses do Chelsea - num vitorioso regresso de Mourinho a Stamford Bridge - com um duplo triunfo por 2-1 fora e 1-0 em casa.

O CSKA, uma das surpresas da prova, deixou nos oitavos de final os espanhóis do Sevilha, com um empate a 1-1, em Moscovo, e uma inesperada vitória por 2-1, em Espanha.

O Bayern Munique, primeiro na Bundesliga, e Manchester United, líder da Premier League, finalista vencido na última época e campeão europeu em 2007/08, reeditam um “clássico” em provas da UEFA.

O Bayern Munique, que actua primeiro na condição de anfitrião, afastou os italianos da Fiorentina, por 2-1 e 2-3, enquanto o Manchester United eliminou os também transalpinos AC Milan, por 2-3 e 4-0.

Este encontro entre velhos rivais reedita a final da Liga dos Campeões de 1998/99, em Barcelona, ganha de forma dramática pelo Manchester United, por 2-1, com golos Teddy Sheringham e Olé Gunnar Solskjaer nos “descontos”.

Uma das poucas certezas para as meias finais é a presença de uma equipa francesa. O Lyon, "carrasco" do todo poderoso Real Madrid (1-0 e 1-1), recebe na primeira mão o Bordéus, atual líder do campeonato gaulês, que afastou os gregos do Olympiacos (2-1 e 1-0).

Os jogos dos quartos de final estão marcados para 30 e 31 de Março - primeira mão - e 06 e 07 de Abril - segunda mão.

A UEFA sorteou ainda a grelha das meias-finais e ordem das equipas na final, ficando determinado que o vencedor da eliminatória entre Inter e CSKA irá medir forças com Arsenal ou Barcelona, enquanto Bayern Munique ou Manchester United terão pela frente um dos conjuntos franceses.

Este cenário afasta, por exemplo, a possibilidade de uma final no Santiago Bernabeu, em Madrid, a 22 de Maio, entre o Inter e o Barcelona ou Arsenal, que, no melhor dos cenários, poderão cruzar-se nas meias-finais.