Old Trafford tem sido maldito para os clubes portugueses. Em 12 jogos, nunca uma equipa lusa conseguiu vencer no ´Teatro dos sonhos`. Além do Benfica, quem já esteve mais perto de ´roubar` a vitória ao United em sua casa foi o FC Porto, em duas ocasiões.

Em 2004, num ano histórico para o clube nortenho, os ´dragões` gelaram Old Trafford, com um golo de Costinha em cima do apito final, que selou o empate e a passagem da equipa, na altura orientada por José Mourinho, para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Um empate magnífico que ajudou a equipa a ganhar confiança até a vitória final na prova, frente ao Mónaco.

O FC Porto foi o primeiro clube luso a quebrar o ciclo vitorioso do United em casa frente as equipas portuguesas. Os ´dragões` viram a empatar em Old Trafford, a duas bolas, na época 2008/2009. A 7 de abril, a equipa azul-e-branca, orientada por Jesualdo Ferreira, ´calou` Old Trafford com um empate 2-2 quase no final da partida, graças a um golo do argentino Mariano Gonzalez aos 89, depois dos tentos de Rooney e Tevez. Cristian Rodriguez tinha aberto o ativo aos quatro minutos. Na segunda-mão, os ´red devils` acabaria por eliminar os ´dragões` graças a um golo de Cristiano Ronaldo.

Sporting, Boavista e SC Braga também já se agigantaram em Old Trafford mas tiveram todos o mesmo destino: derrota. Os axadrezados perderam por 3-0 em 2001/2002 na fase de grupos da Champions (Laurent Blanc e um bis de Ruud van Nistelrooy).

Em 2012/2013, os ´red devils` ficaram no Grupo do SC Braga e, mais uma vez, voltaram a vencer em casa. Os ´guerreiros` até estiveram a vencer graças um bis de Alan, mas o poder do United ´falou mais alto`, com golos de Chicharito Hernández (bisou) e Jonny Evans.

O Sporting também esteve perto de empatar, mas Cristiano Ronaldo assim não quis. Na época 2007/2008, Abel colocou os ´leões` a vencer, mas Tevez e o craque luso terminaram com o sonho dos ´leões`, com Ronaldo a marcar nos descontos.

O Benfica, como já foi referido, soma três derrotas e um empate nas quatro deslocações ao terreno do Manchester United.

Rui Vitória terá de superar Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira e ser o primeiro técnico português a vencer em Old Trafford. Mas a tarefa é tudo menos fácil. O técnico não poderá contar com André Almeida e Luisão, ambos castigados. Rafa e Douglas foram convocados e podem entrar no onze.

O Manchester United, comandado por José Mourinho, garante o bilhete para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões em caso de vitória, perfazendo 12 pontos. A formação inglesa não perde em casa para as provas da UEFA há 19 jogos (15 vitórias e quarto empates). Já o Benfica, que vem na sua pior série de sempre na UEFA (quatro derrotas) fica já afastado da fase seguinte se perder e o Basileia vencer na receção ao CSKA Moscovo. Um empate do Benfica também pode não chegar se os suíços baterem os russos no Saint Jakob.

O Manchester United - Benfica está marcado para às 19h45 desta terça-feira e terá arbitragem do lituano Gediminas Mažeika.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.