Como vai ser a Champions 2021/22? Sporting um Pote 1 mais fraco do que o habitual, FC Porto no
As duas equipas portuguesas já com lugar garantido na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões já podem começar a ter uma ideia de quem lhes poderá calhar em sorte.

Terminados que estão praticamente todos os campeonatos nacionais dos países membro da UEFA, são já conhecidas quase todas as equipas que vão estar na edição da próxima época da Liga dos Campeões, bem como os Potes destinados a grande parte das equipas. Há, ainda assim, algumas dúvidas, que começarão a ser dissipadas quando se conhecer os nomes dos vencedores das finais das presentes edições da Liga Europa (entre Manchester United e Villarreal) e da Champions (entre Manchester City e Chelsea, no Porto).

Portugal terá, como se sabe, duas equipas com entrada direta na fase de grupos (Sporting e FC Porto) e uma nas pré-eliminatórias (Benfica, que entrará em cena na 3.ª pré-eliminatória, tendo depois ainda de ultrapassar o 'play-off' para estar na fase de grupos). Olhemos, então, para o que pode esperar cada um dos 'três grandes' na Liga dos Campeões 2020/21.

Sporting no Pote 1, mas não necessariamente com vida mais fácil

Garantida a conquista do título de campeão nacional, 19 anos depois, o Sporting tem assegurado um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2017/18. Nessa época, sob as ordes de Jorge Jesus, os leões terminaram no 3.º lugar do seu grupo, atrás de Barcelona e Juventus.

Desta feita, porém, quando a UEFA realizar, a 26 de agosto de 2021, o sorteio da fase de grupos, o Sporting vai estar pela primeira vez na história no Pote 1, ao qual o campeão português tem acesso direto graças ao 6.º lugar ocupado por Portugal no ranking da UEFA. Porém, numa época em que em vários países os 'crónicos' campeões falharam a revalidação do título, os 'leões' não fogem, mesmo estando entre os primeiros cabeças de série, a alguns dos maiores 'tubarões' europeus.

Ao lado dos novos campeões nacionais, nesse Pote 1, estarão: Mannchester City, Manchester United ou Villarreal (o que, dos dois, vencer a Liga Europa), Atlético de Madrid (campeão de Espanha), Bayern (campeão da Alemanha), Inter (campeão de Itália), Lille (campeão de França) e Chelsea (caso vença a Liga dos Campeões) ou o campeão russo Zenit (caso seja o City a sagrar-se campeão europeu esta época).

Quer isto dizer que o Sporting se livra destas equipas, mas poderá encontrar pela frente equipas que por norma costumavam figurar no Pote 1, como Juventus, PSG, Liverpool, Real Madrid ou Barcelona, para citar apenas algumas.

FC Porto pode ver-se relegado para o Pote 3, mas ainda pode ficar no 2

Pronto para aquela que será a sua 25.ª presença na fase de grupos da Champions (apenas Barcelona e Real Madrid têm mais), o FC Porto não vai, ao contrário de outras temporadas, figurar no Pote 1 e poderá até acabar por ser ver relegado para o Pote 3. É que, a seguir ao Pote 1, os Potes 2, 3 e 4 são determinados pelo ranking das equipas e não dos países.

Para ficarem no Pote 2, onde já estão garantidos Real Madrid, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain, Liverpool e Sevilha (todos eles, portanto, possíveis adversários do Sporting), os dragões precisam que Manchester United e Chelsea não levem a melhor nas finais europeias que vão disputar esta temporada. Se apenas um deles vencer (garantindo dessa forma um lugar no Pote 1), o que não vencer ficará no Pote 2, ao qual se juntará ainda o Borussia Dortmund, com o FC Porto a cair para o Pote 3.

Se nenhum dos dois vencer, então ficarão ambos no Pote 2, com Dortmund e FC Porto a seguirem para o Pote 3. Mas, caso United o United vença a Liga Europa e o Chelsea vença a Liga dos Campeões, ambos estarão no Pote 1, abrindo espaço para que FC Porto (e Dortmund) completem o Pote 2.

No Pote 3, entretanto, estão já garantidos Ajax, Leipzig e Atalanta.

Benfica com duas rondas para ultrapassar...rumo ao Pote 3

Quanto ao Benfica, como terceiro classificado da I Liga portuguesa, estará na 3.ª pré-eliminatória do chamado 'Caminho das Ligas' (a mesma em que, em 2020/21, como 2.º classificado da I Liga, se viu afastado pelo PAOK, ainda que desta feita seja disputada a duas mãos).

Nessa 3.ª pré-eliminatória já são conhecidos dois dos possíveis adversários das 'águias', que terão aí estatuto de cabeças-de-série: os belgas do Racing Genk e os russos do Spartak Moscovo (treinados por...Rui Vitória). A estes dois juntar-se-ão outros dois, vindos da 2.ª pré-eliminatória desse 'Caminho das Ligas' (que poderão ser, entre outros, PSV Eindhoven ou Galatasaray).

Se superar essa ronda, o Benfica terá ainda de ultrapassar outra: o 'play-off'- onde será também cabeça de série. Aí, as águias poderão encontrar, para além das equipas acima referidas, o Celtic ou o Mónaco (caso o Manchester United não vença o Villarreal na final da Liga Europa 2020/21). Se conseguir superar essas duas rondas, o Benfica figurará, no sorteio da fase de grupos, no Pote 3 (evitando então garantidamente Ajax, Leipzig e Atalanta.

Quem estará, então, em que Pote?

São estas as equipas já com lugar definido nos respetivos Potes.

POTE 1

Manchester City
Chelsea ou Zenit
Manchester United ou Villarreal
Atlético Madrid
Bayern München
Internazionale
Lille
Sporting

POTE 2

Real Madrid
FC Barcelona
Juventus
PSG
Liverpool
Sevilha
Mais 2 clubes entre Chelsea, Manchester United, Dortmund ou FC Porto *

POTE 3
Ajax
Leipzig
Atalanta
Mais 5 clubes (entre eles o Benfica, se ultrapassar as rondas preliminares)

POTE 4
Dínamo Kiev
Club Brugge
AC Milan
Wolfsburgo
Mais 4 clubes

* Se Chelsea e United vencerem a Liga dos Campeões e a Liga Europa (respetivamente), então Dortmund e FC Porto ficam no Pote 2. Se apenas um deles vencer (garantindo dessa forma um lugar no Pote 1), o que não vencer ficará no Pote 2 com o Borussia Dortmund caindo o FC Porto para o Pote 3. Se nenhum dos dois vencer, então ficarão ambos no Pote 2, com Dortmund e FC Porto a seguirem para o Pote 3.
**O Besiktas já tem também presença assegurada na fase de grupos, mas ainda não sabe se figurará no Pote 3 ou 4

Significa isto que o Sporting poderá, numa infeliz coincidência de bolas no sorteio, calhar num grupo ao lado de Real Madrid, Leipzig e Milan, por exemplo. Nos segundo e terceiros potes, FC Porto e Benfica poderão até, com alguma sorte, acabar por ter um sorteio mais favorável do que os leões (imaginemos, por exemplo, um grupo com Zenit, FC Porto, Bsiktas e Club Brugge).

*Notícia atualizada às 16h40 de 25 de maio de 2021 com a clarificação da 3.ª pré-eliminatória