Os cinco golos apontados por Cristiano Ronaldo no encontro de domingo com o Granada (9-1) continuam nas bocas do mundo. E se uma "manita" num encontro de La Liga terá certamente um gosto especial, o que dizer de cinco (ou até seis) golos marcados em competições europeias?

Como recorda o portal da UEFA esta segunda-feira, foram 13 os jogadores que conseguiram faturar por cinco vezes num único encontro da Liga dos Campeões, anteriormente conhecida como Taça dos Campeões Europeus. Entre eles está Lionel Messi, eterno rival de Cristiano Ronaldo, que festejou cinco vezes na vitória do Barcelona sobre o Leverkusen, por 7-1, num encontro dos oitavos-de-final.

O último jogador a conseguir este feito na prova maior de clubes europeus foi David Lafata, do Sparta de Praga. Na fase de qualificação para a presente edição da "Champions", o jogador checo marcou cinco golos na vitória por 7-0 sobre o Levada Tallinn.

Há, no entanto, quatro jogadores que conseguiram ainda melhor em jogos europeus, abrangendo todas as competições da UEFA: seis golos num único jogo. Um deles, e o primeiro a ser recordado pela UEFA, conseguiu o feito envergando um emblema português. Chamava-se Mascarenhas, jogava no Sporting e marcou seis vezes num encontro com o APOEL em 1963, referente à Taça das Taças que os "leões" viriam a conquistar. O resultado final da partida com os cipriotas? 16-1. Uma goleada histórica para a equipa de Alvalade.