Damir Skomina foi escolhido pela UEFA para dirigir a partida entre FC Porto e Athletic de Bilbau, sendo que este árbitro nem é uma personagem estranha para os "dragões". O esloveno esteve presente na vitória (1-0) do conjunto português em Nicósia, diante do APOEL (Chipre), corria a temporada 2009/10 e disputava-se a fase de grupos da Liga dos Campeões.

O juiz de 38 anos é também um velho conhecido de outras formações portuguesas, como o Benfica, de quem já dirigiu cinco partidas, todas elas nas últimas cinco temporadas. A mais recente foi a receção do Tottenham ao Benfica (2-2) na temporada transata, época que ficou marcada por uma caminhada gloriosa dos "encarnados" até à final da Liga Europa.

Skomina esteve também no Olympiacos-Benfica, um jogo que terminou com a derrota das "águias" por 1-0, em 2013. Dirigiu a vitória do Chelsea sobre o Benfica (2-1) em 2012 e a igualdade a um golo entre o Manchester United e a formação lisboeta (2011). Todos eles encontros referentes à Liga dos Campeões.

Em 2010, orientou a vitória do Benfica em Marselha, por 2-1, numa partida da Liga Europa. Três anos antes, esteve num Sporting de Braga-Parma, naquele que seria o seu primeiro encontro com formações portuguesas.

Já no ano passado, Portugal derrotou a Rússia (1-0) sob a sua orientação, um desafio de apuramento para o Mundial de 2014.

No jogo desta terça-feira, Skomina será coadjuvado por Jure Praprotnik e Robert Vukan (assistentes) e terá como quarto árbitro o compatriota Manuel Vidali. A partida terá lugar no Estádio do Dragão, pelas 19h45.