Barcelona, Manchester City, Juventus, PSG, Benfica, Zenit, Shakhtar, Genk e Galatasaray garantiram a presença na fase de grupos da próxima edição da 'Champions' com o estatuto de campeões de Espanha, Inglaterra, Itália, França, Portugal, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Turquia respectivamente.

Quando faltam poucas jornadas para terminarem alguns dos principais campeonatos da Europa ainda há vários clubes a lutar pela entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, e outros já com o apuramento garantido.

Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid, Valência, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Tottenham Hotspur, Juventus, Nápoles, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Leipzig, Bayer Leverkusen, Paris Saint-Germain, Lille Zenit, Benfica, Shakhtar, Genk, Galatasaray e Red Bull Salzburg já garantiram apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas ainda há 10 lugares por decidir.

Com as finais europeias desta temporada dominadas por clubes ingleses, os apuramentos para as competições europeias da próxima época vão sofrer ligeiras alterações. Em Inglaterra, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Tottenham Hotspur garantiram presença na fase de grupos da Liga dos Campeões através da classificação na Premier League, mas o Arsenal, quinto classificado na prova, ainda pode alcançar a Liga dos Campeões caso vença a Liga Europa.

Mas o impacto da presença de quatro equipas inglesas nas finais europeias não se fica por aqui, uma vez que o campeão austríaco Red Bull Salzburg ganhou o direito de disputar diretamente a fase de grupos da Liga dos Campeões em vez de entrar no play-off de acesso da competição.

Em Espanha, o campeonato já terminou. Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid e Valência garantiram lugar na próxima Liga dos Campeões. Na Alemanha, onde também já terminou a competição doméstica, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Leipzig e Bayer Leverkusen já garantiram o apuramento para a fase de grupos.

No campeonato italiano, Juventus e Nápoles garantiram presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, e quando falta uma jornada para o fecho da competição, Atalanta, Inter, AC Milan e AS Roma ainda têm hipóteses matemáticas de qualificarem-se para a prova milionária.

O Paris Saint-Germain conquistou o título de campeão francês e entrou diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, assim como o Lille que assegurou a segunda posição. Já o Lyon terá de esperar pela definição do vencedor da Liga Europa para saber se vai participar na terceira pré-eliminatória da competição ou entra diretamente na fase de grupos.

O Lyon, terceiro classificado no campeonato francês, passará automaticamente para a fase de grupos se o Chelsea vencer a Liga Europa. Se o título for para o Arsenal, que não conseguiu a qualificação pela competição doméstica, serão os londrinos a jogar a fase de grupos.

Na Rússia, o Zenit de São Petersburgo sagrou-se campeão e ganhou o direito de disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Quando falta uma jornada para o final da liga russa, Lokomotiv de Moscovo e FK Krasnodar ainda têm hipóteses de entrar diretamente para a liga milionária. A equipa que ficar no terceiro lugar terá de ir à 3.ª pré-eliminatória da 'Champions'.

Em Portugal, o campeão Benfica assegurou a presença na fase de grupos da Liga milionária fruto do título conquistado no passado sábado. Já o segundo classificado FC Porto terá de ultrapassar duas eliminatórias se quiser entrar na fase de grupos.

No campeonato turco e quando falta uma jornada para o fecho da competição, o Galatasaray garantiu presença na fase de grupos da Liga dos Campeões fruto da conquista do 22.º campeonato turco da sua história no último domingo. Já o Basaksehir assegurou o segundo lugar e vai disputar a segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Também na Bélgica se sabe quem vai ter lugar garantindo na fase de grupos da Liga milionária. O Genk conquistou na passada quinta-feira o quarto título da sua história e garantiu o direito a estar presente entre os 'tubarões' na próxima Champions. Por outro lado, o Club Brugge terá de passar pela terceira pré-eliminatória para a lá chegar.

Já no campeonato ucraniano, o tricampeão Shakhtar Donetsk, treinado por Paulo Fonseca, conseguiu garantir a entrada direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O Dínamo de Kiev, segundo classificado, vai disputar a terceira pré-eliminatória da 'Champions.

A estes 22 clubes já conhecidos vão juntar-se os seis clubes que serão apurados através das pré-eliminatórias.

Espanha: Barcelona, Atlético Madrid, Real Madrid e Valência
Inglaterra: Manchester City, Liverpool, Chelsea e Tottenham
Itália: Juventus e Nápoles
Alemanha: Bayern, Dortmund, Leipzig e Leverkusen
França: Paris SG e Lille
Rússia: Zenit
Portugal: Benfica
Bélgica: Genk
Áustria: Red Bull Salzburgo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.