O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/15 correu bem ao FC Porto, que marca a sua 19.ª participação na prova milionária.

No Forum Grimaldi, no Mónaco, o cabeça de série FC Porto ficou no Grupo H e a sorte ditou que os ucranianos do Shakhtar Donetsk (pote 2), os espanhóis do Athletic de Bilbao (pote 3) e os bielorrussos do BATE Borisov (pote 4) calhassem na fase a pontuar da Liga dos Campeões.

Um grupo acessível para o FC Porto mas com duas viagens longas - Ucrânia e Bielorrússia.

O jogo contra o Shakhtar será disputado na capital ucraniana, em Kiev, devido aos incidentes que ocorrem atualmente em Donestk na sequência do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, que resultou já na destruição parcial do Dombass Arena, casa do atual campeão ucraniano.

O Athletic de Bilao conseguiu a qualificaçao para esta fase ao eliminar o Nápoles de Itália no play-off. A equipa basca, que ficou na quarta posição na época passasa, não começou o campeonato espanhol da melhor forma, tendo perdido no terreno do Málaga por 1-0. Contudo, a formação de Bilbao, finalista da Liga Europa em 2012, está renovada para esta nova temporada e vai dando sinais que poderá complicar as contas do Grupo H. O duelo com o Athletic marca ainda o regresso do treinador Julen Lopetegui aos País Basco, sendo ele natural de Asteasu.

Por último, o BATE, atual campeão da Bielorrúsia, é a equipa mais apetecível, mas a deslocação a Borisov será o fator negativo. Mesmo assim, os Dragões terão de ter em atenção ao fator surpresa, recordando, por exemplo, o que aconteceu na temporada 2011/12, onde o 'menos favorito' APOEL da Nicósia seguiu em frente para os quartos de final, relegando os azuis e brancos para a Liga Europa.

Depois de não ter chegado mais longe na edição anterior, o FC Porto tem a porta (muito) aberta para chegar à fase seguinte da prova deste ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.