O FC Porto já conhece o seu adversário nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que será a italiana Juventus, uma equipa que já tem lugar na história do clube 'azul-e-branco'.

A 16 de maio de 1984, os 'dragões' defrontaram a 'Vecchia Signora' na final da agora extinta Taça das Taças, no St. Jakob-Park, em Basileia, Suíça. Foi a primeira final europeia do clube portuense, mas não correu da melhor forma.

Benjamino Vignola abriu o marcador, antes de Sousa igualar para a formação 'azul-e-branca'. Zbigniew Boniek ditou o 2-1 final, permitindo à Juventus levar a Taça da volta a Turim.

FC Porto e Juventus voltar-se-iam a encontrar em 2001, na fase de grupos da Liga dos Campeões, e também nesta fase a formação italiana levou a melhor. No Estádio das Antas o encontro terminou com um empate a zero mas na deslocação a Turim os 'dragões' foram derrotados por 3-1. A equipa portuguesa acabaria por seguir em frente no segundo lugar, a um ponto da líder Juventus.

Entre fevereiro e março de 2017, o FC Porto disputará com a Juventus o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, sabendo que o histórico mais recente até é positivo. Os 'dragões' ultrapassaram as duas últimas eliminatórias europeias frente a equipas italianas. Em 2013/14 eliminaram o Nápoles nos oitavos-de-final da Liga Europa e já na presente temporada afastaram a Roma no 'play-off' de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Outras curiosidades:

- Iker Casillas defrontou a Juventus em três eliminatórias europeias e foi sempre eliminado.
- A Juventus não defronta uma equipa portuguesa desde 2013/14, época em que foi eliminada pelo Benfica na Liga Europa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.