O FC Porto mantém-se na luta pelos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, após bater o Leipzig, por 3-1, numa quarta jornada em que Tottenham e Manchester City asseguraram o apuramento.

Em Londres, o Tottenham venceu por 3-1 o Real Madrid, atual detentor do título, enquanto o Manchester City foi a Itália bater o Nápoles, por 4-2, num encontro em que o argentino Aguero passou a ser o melhor marcador da história dos 'citizens', com 178 golos.

A um ponto da qualificação ficou o Shakhtar Donetsk, do português Paulo Fonseca, que recebeu e venceu o Feyenoord, por 3-1, enquanto o Mónaco, de Leonardo Jardim, ficou com a vida mais difícil, depois de empatar (1-1) no campo do Besiktas.

No Estádio do Dragão, o FC Porto adiantou-se no marcador através do mexicano Herrera, aos 13 minutos, mas o Leipzig refez o empate aos 48, por Werner, que tinha entrado para o lugar de Bruma, titular na formação germânica.

Danilo, aos 61 minutos, e Maxi Pereira, aos 90+3, fizeram os golos da vitória da equipa de Sérgio Conceição, que subiu ao segundo lugar do grupo G e passou a ter vantagem sobre o Leipzig em caso de confronto direto.

Em Istambul, o Mónaco chegou à vantagem perto do intervalo, aos 45+1 minutos, através do português Rony Lopes, num lance que teve assistência do seu compatriota João Moutinho. Os dois foram titulares na equipa de Leonardo Jardim.

Na segunda parte, aos 54 minutos, Tosun empatou a partida, na marcação de uma grande penalidade, conquistada por Ricardo Quaresma. O extremo português e Pepe estiveram a tempo inteiro no Besiktas.

O Besiktas continua na liderança do grupo, agora com 10 pontos, enquanto o FC Porto tem seis. O Leipzig desceu para terceiro, com quatro, enquanto o Mónaco, que foi semifinalista na última edição da 'Champions', segue em último, com dois.

Em Londres, no Estádio de Wembley, o Tottenham colocou em 'sentido' os bicampeões europeus e garantiu o apuramento para os 'oitavos', com dois golos de Alli, aos 27 e 56 minutos. O dinamarquês fez o terceiro dos 'spurs', aos 65, enquanto Cristiano Ronaldo, que foi titular no Real Madrid, reduziu a diferença, aos 80.

Apesar do desaire, o Real Madrid continua em boa posição para assegurar um lugar na próxima ronda, muito graças à 'ajuda' do Borussia Dortmund, que voltou a empatar com o APOEL Nicósia (1-1), desta vez na Alemanha, e continua sem qualquer triunfo no apuramento.

O internacional português Raphael Guerreiro, que falhou o arranque da época devido a lesão, foi pela primeira vez titular no Borussia e deu vantagem à sua equipa, aos 29 minutos.

Na segunda parte, a formação cipriota, que contou com Nuno Morais no 'onze', chegou à igualdade através de Pote, aos 51.

O Tottenham está no comando do grupo com 10 pontos, mais três que Real Madrid, segundo classificado. Borussia Dortmund e APOEL somam ambos dois.

Com Bernardo Silva em campo a partir dos 76 minutos, o Manchester City chegou a estar a perder em Nápoles, mas deu a volta ao marcador e selou a passagem aos 'oitavos'.

Insigne abriu a contagem, aos 21 minutos, mas o 'citizens' responderam com dois golos dos seus defesas centrais. O argentino Otamendi, ex-FC Porto, marcou aos 34 e Josh Stone deu vantagem aos ingleses, aos 48.

De grande penalidade, a Nápoles empatou a partida, por Jorginho, aos 62 minutos, mas o argentino Aguero, aos 69, e Sterling, aos 90+2, confirmaram o triunfo dos forasteiros.

O City continua na liderança do Grupo F, com 12 pontos, mais três que o Shakhtar Donetsk, que voltou a bater o Feyenoord, desta vez na Ucrânia.

Os campeões holandeses até marcaram primeiro, pelo dinamarquês Jorgensen, aos 12 minutos, mas a equipa de Paulo Fonseca rapidamente deu a volta, com golos do argentino Ferreyra, aos 14, e de Marlos, aos 17. O brasileiro bisou, aos 68.

Mais complicadas estão as contas do Grupo E, com Liverpool, Sevilha e Spartak Moscovo a lutarem pelo apuramento.

O Liverpool voltou a bater com alguma facilidade o Maribor, desta vez por 3-0, com golos de Salah, Emre Can e Sturridge.

Por seu lado, sem Daniel Carriço, lesionado, o Sevilha 'vingou' o desaire sofrido em Moscovo (5-1) e bateu o Spartak por 2-1, com remates certeiros de Lenglet e Banega. O cabo-verdiano Zé Luís, ex-Sporting de Braga, ainda reduziu para os russos.

O Liverpool lidera o grupo com oito pontos, seguido do Sevilha, com sete, e Spartak Moscovo, com cinco. O Maribor é último, com um ponto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.