Uma das ideias fundamentais do FC Porto de Nuno Espírito Santo é a criação da ‘Fortaleza Estádio do Dragão’. O treinador português quer que a força da sua equipa se manifeste no relvado e conquistar todos os pontos que lá se disputem. Depois do empate em Setúbal frente ao Vitória, o conceito de ‘Fortaleza Dragão’ ganha mais importância devido ao calendário.

Com efeito, o FC Porto vai entrar numa série de jogos que são extremamente importantes para o desenrolar da época. Os dois encontros decisivos jogam-se no Estádio do Dragão e só a vitória interessa à equipa de Nuno Espírito Santo.

A meio da semana, o FC Porto recebe o Club Brugge para a Liga dos Campeões. Depois de uma vitória sofrida na Bélgica por 2-1 (André Silva marcou, de penálti, o golo do triunfo nos descontos), a equipa portuguesa quer voltar a vencer e dar um passo em frente rumo ao apuramento para a próxima fase. Com quatro pontos conquistados no Grupo G, os ‘dragões’ procuram utilizar a ‘fortaleza Dragão’ para vencerem a formação belga.

No fim de semana é a vez do Benfica visitar o reduto dos ‘dragões’. Com cinco pontos de atraso para a equipa de Rui Vitória, uma derrota em casa frente às ‘águias’ complica muito as contas de Nuno Espírito Santo. A confirmar-se, o FC Porto pode ficar a oito pontos do líder na 10ª jornada do campeonato.

Do lado inverso, uma vitória 'azul-e-branca' sobre o Benfica volta a aproximar as duas equipas e reduz a diferença para apenas dois pontos. O empate mantém tudo igual em termos de diferença pontual.

Para já, a construção da ‘Fortaleza Dragão’ tem corrido bem para Nuno Espírito Santo na liga portuguesa. Nos quatro jogos para o campeonato disputados no Estádio do Dragão, o FC Porto saiu sempre com a vitória. Estoril (1-0), Vitória de Guimarães (3-0) , Boavista (3-1) e Arouca (3-0) já saíram derrotados do reduto 'azul-e-branco'.

Frente ao Benfica, a ‘fortaleza’ vai sofrer o ‘assalto’ de maior risco esta temporada. Os ‘encarnados’ chegam à cidade Invicta como tricampeões, com cinco pontos de vantagem para a equipa do FC Porto e uma equipa que tem conseguido alcançar vitórias sistemáticas na liga. No entanto, Rui Vitória nunca venceu no Estádio do Dragão para o campeonato e, na temporada passada, saiu derrotado pelo FC Porto de Julen Lopetegui.

Para já, as atenções viram-se para o Club Brugge, que é o primeiro oponente dos ‘dragões’ em casa. O embate entre portugueses e belgas está marcado para quarta-feira às 19h45.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.