A temporada aproxima-se do fim e com isso começam a fazer-se contas de cabeça, ora para o título de campeão, ora para assegurar a presença nas competições europeias. Na Alemanha, com o título conquistado pelo Bayer Leverkusen, quem faz contas de cabeça é o Eintracht Frankfurt.
O apuramento, histórico, diga-se de passagem, do Borussia Dortmund para a final da Liga dos Campeões, vai permitir à Alemanha continuar a sonhar com a presença de seis clubes na próxima edição da competição.
A verdade é que os clubes alemães já tinham sido beneficiados em duas vagas devido ao desempenho das equipas na presente temporada, com o quinto lugar no campeonato a assegurar a qualificação para a fase de grupos. Contudo, caso o Dortmund vença a final em Wembley e termine no quinto lugar do campeonato (lugar que é atualmente seu) pode abrir vaga a uma nova equipa... E é aí que começa a entrar a matemática e as contas de cabeça.
O Eintracht Frankfurt é atualmente o sexto classificado da Bundesliga e caso consiga assegurar a sexta posição já nesta jornada vai ficar a depender do Borussia Dortmund vencer a Champions e... que mantenha o quinto lugar no campeonato, uma vez que, caso o Leipzig (atual 4.º classificado) caia para a quinta posição, o sexto posto já não daria acesso à competição milionária.
Para isso acontecer, o Frankfurt poderá mesmo ter de perder, ou empatar, com o próprio Leipzig, em casa, na última jornada do campeonato, uma vez que, são apenas três os pontos que separam o emblema de Dortmund do de Leipzig. Algo bastante insólito, diga-se de passagem.
E, em Itália?
Há semelhança da Alemanha, também Itália assegurou uma vaga extra na Liga dos Campeões, desta forma, o quinto classificado da Serie A tem um lugar na fase de grupos da competição milionária. Neste momento, para conseguirem uma sexta equipa a 'faca e o queijo' estão na mão de Atalanta ou Roma, caso um dos dois emblemas vença a final da Liga Europa e... termine em quinto lugar no campeonato.
Neste momento, tanto a Roma como a Atalanta estão 'na luta' pelo quinto lugar com o emblema de Bérgamo a ser quem ocupa o lugar, com os mesmos pontos dos romanos, mas com um jogo a menos. Também na Europa a sorte parece sorrir à equipa comandada por Gian Piero Gasperini, uma vez que a tarefa avizinha-se mais fácil depois de ter empatado na primeira mão com o Marselha. Já a Roma perdeu por dois, em casa, com o Bayer Leverkusen.
Mas, com ainda quatro jogos por disputar, a Atalanta ainda pode chegar ao pódio da Serie A, já que tem menos quatro pontos que o Bolonha, o quarto classificado, e seis que a Juventus, terceira.
Comentários