O Real Madrid venceu o Nápoles por 3-1, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os merengues colocam-se em boa posição para seguir em frente, num jogo em que começaram por perder. Ronaldo não marcou mas assistiu Kroos para golo. Casemiro fez um golaço, Benzema também marcou e passou a ser o francês com mais golos na Champions. Mertens fez o tento dos italianos.

Frente-a-frente duas equipas que vinham de prestações quase semelhantes na fase de grupos. O Real Madrid ficou em 2.º lugar no Grupo F, atrás do Borussia Dortmund. Acabou com doze pontos, frutos de três vitórias e três empates. Recorde-se que teve o Sporting como adversário, tendo vencido os dois jogos. Já o Nápoles acabou em primeiro no Grupo B com 11 pontos, à frente do Benfica, Besiktas e Dinamo Kiev. Os italianos venceram três, empataram dois e perderam um encontro.

Este encontro marcou ainda o regresso de Albiol e Callejon ao Bernabéu. Do lado merengue, destaque para a titularidade de James Rodriguez, 41 dias depois.

O Nápoles entrou forte, a controlar as operações nos primeiros minutos, saindo para o ataque com alguma facilidade, dada a movimetação dos homens da frente mas também do meio. Sempre com passes curtos e seguros, a equipa de Maurizio Sarri chegou ao golo aos seis minutos. Hamsik lançou Mertens que viu Navas um pouco mal colocado. Rematou de pronto, de fora da área, em arco, fazendo um golaço. Só que a vantagem durou pouco já que aos 18 minutos Benzema marcou de cabeça a passe de trivela de Carvajal. Um golo depois de dois falhanços e que transformaram o avançado no francês com mais golos na Liga dos Campeões, ultrapassando Henry (51, contra 50).

Antes do intervalo, mais uma oportunidade para Benzema após grande passe de Ronaldo mas o francês desviou para o poste.

No segundo tempo o Real Madrid confirmou o resultado final em pouco tempo. Aos 49 minutos, Ronaldo trabalhou bem na área pelaa direita, meteu em Kroos que, vindo de trás, rematou colocado para a reviravolta no marcador. Aos 54 chegou o golo da noite. A bola foi cortada pela defensiva italiana para fora da área onde encontrou Casemiro que encheu o pé, de primeira, fazendo um golaço.

O Nápoles que até tinha entrado bem, foi caindo aos poucos. Mesmo asssim teve oportunidades para reduzir e relançar a eliminatória. Aos 68 Mertens falhou uma grande oportunidade, a passe de Callelon. O mesmo Callejon viria a colocar a bola no fundo da baliza aos 81 minutos mas o golo foi anulado já que estava em fora-de-jogo.

Até ao final, o Real tentou o 4-1 para deixar a eliminatória mais bem encaminhada, o Nápoles tentou reduzir mas ninguém voltaria a marcar.

O Real ganha assim uma preciosa vantagem para a segunda-mão. O Nápoles ainda tem uma palavra a dizer nesta eliminatória. Em casa a equipa napolitana é muito forte.

* Artigo atualizado