Pep Guardiola voltou a deixar rasgados elogios a Bernardo Silva, autor de dois dos quatro golos do Manchester City na goleada aplicada ao Real Madrid. O treinador dos cityzens estava encantado com a atuação do português, eleito pela UEFA como Melhor em Campo no Ethiad.

Final da Champions após exibição fantástica: "Voltámos a mostrar o bom que é este grupo, estamos todos de parabéns, do presidente aos jogadores. Quando se atinge uma final da Champions tem de se celebrar, mas não muito tempo porque temos já no domingo um jogo da Premier League. Os jogadores estiveram fora de série."

Veja as melhores imagens do jogo

Esperava ser tão dominador? "Claro que não. Jogámos com a dor de um ano inteiro no estômago, por causa do que aconteceu no ano passado. E hoje conseguimos recuperar. A atitude foi fantástica e o jogo foi espetacular. Estou muito feliz por estar na final."

Como se explica as melhorias do City em relação ao 1-1 no Bernabéu? "Joguei com mais um jogador interior na defesa e, hoje, mais na frente. Assim, tivemos mais fluidez para atacar. Tivemos a atitude perfeita depois de um ano inteiro de tanto sofrimento. Como disse Kroos, na primeira mão, se tivéssemos ganho 6, 7 ou 8... não teria acontecido nada. Mas foi um resultado apertado e o Bernabéu é o Bernabéu".

Bernardo Silva novamente importante: "Nestas fases da Champioins e neste tipo de jogos ele está sempre lá. Já disse antes e volto a dizer, é um dos melhores jogadores que vi na vida."

Exibição de Rodri: "Que temporada! Toda a gente fala do Haaland, mas sem ele, isto não teria sido possível. Tornou-se o melhor médio que temos, fez um ano fantástico. Estamos muito contentes, muito contentes."

Courtois evitou goleada histórica: "No ano passado deram a Bola de Ouro ao Benzema, mas se a tivessem dado ao Courtois, ninguém estranharia. Hoje foi um grande jogo. Mas com 2-0, fomos demasiado precipitados. Logo a seguir ao intervalo, o Gundogan perdeu uma bola e o De Bruyne fez duas transições desnecessárias. Devíamos tê-los afundado e virado muito. Afundado e virado. Mas fizemos o contrário. Mas, no final, quando se está tão perto... não é ansiedade, mas precipitamo-nos. Apesar disso, um jogo extraordinário."

City vai finalmente vencer a Champions? "Bem... o que posso dizer. Uma equipa italiana é uma equipa italiana, pelo que vamos ter de lutar muito. Haverá tempo mas agora é para sermos campeões da Premier League. Para já, á estamos na final. Este ano é a nossa vez."

O Manchester City qualificou-se hoje pela segunda vez para a final da Liga dos Campeões de futebol, ao golear em casa o Real Madrid, detentor do troféu, por 4-0, na segunda mão das meias-finais.

Depois do empate a um golo em Madrid, o português Bernardo Silva fez os dois primeiros golos dos 'citizens', aos 23 e 37 minutos, com o brasileiro Éder Militão (76) a marcar na própria baliza e o argentino Julián Álvarez (90+1) a fazer o 4-0.

Em busca do seu primeiro título da ‘Champions’, o Manchester City regressa à final, duas temporadas depois de ter perdido com o Chelsea no Estádio do Dragão, defrontando o Inter Milão, três vezes campeão europeu, no encontro decisivo, marcado para 10 de junho, em Istambul.