Barcelona e Juventus vão defrontar-se esta noite para a Liga dos Campeões, num encontro em que as duas equipas têm já lugar garantido nos oitavos de final, estando apenas em jogo a possibilidade de a turma de Turim ainda ultrapassar a catalã no topo da classificação (precisa, para isso, de vencer por 3-0, ou por dois golos de diferença desde que não seja por 2-0).

Quer isto dizer que não seriam muitos os motivos de interesse em Camp Nou, não fosse a partida marcar o reencontro entre os dois maiores jogadores da atualidade, Messi e Ronaldo, num duelo que já faz parte da história do desporto mundial. Será a 36.ª vez, entre clubes e seleções, que os dois se vão defrontar.

Os dois não se defrontam desde 2018, altura em que o internacional português deixou Madrid para rumar a Turim. E, depois de CR7 ter falhado a partida da primeira volta desta fase de grupos com o Barça devido à infeção com COVID-19 que o afetou, chegou agora a hora do reencontro.

No histórico de duelos, o argentino leva vantagem, com 16 vitórias e 10 derrotas, tendo-se registado nove empates. Em termos de golos, a vantagem também pende para o lado de Messi: 22 marcados, contra 19 de Ronaldo.

Olhando apenas para duelos nas provas europeias, este será o sexto frente-a-frente Messi-Ronaldo. Tudo começou nas meias-finais de 2007/2008, com Ronaldo, ainda no United, a levar a melhor: 0-0 na Catalunha, 1-0 em Old Trafford. Depois, na temporada seguinte, o duelo foi na final e foram Messi e o Barça a sorrir, ao triunfarem por 2-0, sendo um dos golos apontados pelo argentino. O reencontro europeu deu-se já com Ronaldo no Real Madrid, nas meias-finais da Champions, e com o Barça a superiorizar-se: vitória por 2-0 em Madrid e empate 1-1 em Camp Nou.

Ronaldo procurará então, esta noite, marcar pela primeira vez a uma equipa de Messi nas provas europeias, enquanto o argentino já por três vezes marcou a equipas de Ronaldo em embates europeus.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto