O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e o presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA) e da Juventus, Andreas Agnelli, encontram-se a discutir um plano para que a Liga dos Campeões comece a ser disputada aos fins de de semana. A informação é avançada esta quarta-feira pelo jornal alemão 'Bild'.
De acordo com a publicação germânica, a ideia de passar os jogos para o fim de semana é aumentar as audiências televisivas em todo o mundo. Isto porque em alguns países o fuso horário não permite que acompanhem a Liga dos Campeões nas terças e quartas-feiras. Por exemplo, na China, um dos mercados mais atrativos e que a UEFA quer conquistar, os jogos começam às 4 da manhã.
Esta mudança obrigaria também a alterações na primeira parte da competição. Ao contrário dos atuais seis jogos na fase de grupos, as equipas jogariam 14 partidas numa primeira fase, o que permitiria um maior encaixe financeiro, motivado não só pelos prémio da UEFA mas também pela venda dos bilhetes.
A reforma implicaria que os jogos dos campeonatos nacionais tivessem de ser mais vezes disputados durante a semana. De acordo com o 'Bild', Agnelli equaciona uma redução do números de equipas que joguem nas ligas europeias de forma a facilitar a 'reformulação' da Liga dos Campeões.
A mesma fonte garante ainda que a Liga alemã (DFL) já está a par dos planos e revela-se contra os mesmos. Outro dos aspetos que esta reforma afetaria será a fase de grupos. Deixariam de haver os habituais oito grupos com quatro equipas e passariam a haver quatro com oito clubes cada.
Comentários