A representação portuguesa em equipas estrangeiras na fase de grupos da edição 2018/19 da Liga dos Campeões em futebol conta mais um elemento em relação à época passada, passando a 20, com apenas seis repetentes.

Portugal mantém os três treinadores, José Mourinho (Manchester United), Leonardo Jardim (Mónaco) e Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk), e passa de 16 para 17 jogadores, face a 11 entradas e 10 saídas.

Rony Lopes (Mónaco), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund), Nélson Semedo (FC Barcelona), Mário Rui (Nápoles) e Bernardo Silva (Manchester City) são os repetentes, juntamente com Cristiano Ronaldo, pela primeira vez na Juventus, depois de nove épocas no Real Madrid.

Em matéria de novidades, destaque para Gelson Martins (Atlético Madrid), Renato Sanches (Bayern Munique), João Cancelo (Juventus) e o ‘miúdo’ Diogo Dalot (Manchester United), que atuam em clubes candidatos ao cetro.

Também não estavam em 2016/17 os ‘russos’ Manuel Fernandes e Éder (Lokomotiv Moscovo), os ‘gregos’ André Simões e Hélder Lopes (AEK Atenas), o ‘francês’ Anthony Lopes (Lyon) e os ‘espanhóis’ Rúben Vezo e Gonçalo Guedes (Valência).

Por seu lado, ‘caíram’ Eduardo (Chelsea), André Gomes (FC Barcelona), Diogo Figueiras (Olympiacos), Daniel Carriço (Sevilha), João Moutinho (Mónaco), Pepe e Ricardo Quaresma (Besiktas), Bruma (Leipzig), Nuno Morais (APOEL Nicósia) e ainda Pedro Pacheco, que integrava a lista B do Basileia.

O Grupo A, com dois representantes no Mónaco, um no Atlético de Madrid e outro no Borussia Dortmund, é o agrupamento com mais lusos, enquanto o Grupo G, que integra o tricampeão em título Real Madrid, a Roma, o CSKA Moscovo e o Viktoria Plzen é o único sem portugueses.

No que respeita a posições no campo, a maioria dos jogadores são defesas (sete), constando ainda um guarda-redes, cinco médios e quatro avançados.

- Lista dos jogadores e treinadores portugueses presentes na edição 2018/19 (x):

JOGADORES (17)

Grupo A: Gelson Martins (Atlético de Madrid), Rony Lopes (Mónaco) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund).

Grupo B: Nélson Semedo (FC Barcelona).

Grupo C: Mário Rui (Nápoles).

Grupo D: Manuel Fernandes e Éder (Lokomotiv Moscovo).

Grupo E: Renato Sanches (Bayern Munique) e André Simões e Hélder Lopes (AEK Atenas).

Grupo F: Bernardo Silva (Manchester City) e Anthony Lopes (Lyon).

Grupo G: -

Grupo H: Cristiano Ronaldo e João Cancelo (Juventus), Diogo Dalot (Manchester United) e Rúben Vezo e Gonçalo Guedes (Valência).

TREINADORES (3)

Grupo A: Leonardo Jardim (Mónaco).

Grupo F: Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk).

Grupo H: José Mourinho (Manchester United)

(x) - Não inclui os que pertencem às equipas portuguesas.