O duelo Liverpool-Real Madrid na final da Liga dos Campeões, no dia 28 de maio em Paris, será um novo episódio deste clássico do futebol europeu: pela terceira vez os dois gigantes se encontram na decisão da maior competição de clubes do continente europeu, depois das edições de 1981 e 2018.

'Blancos e 'reds': dois velhos conhecidos

A final será uma emocionante batalha tática entre os 'Reds' de Jürgen Klopp e os 'merengues' de Carlo Ancelotti. A primeira final entre os dois na Champions foi exatamente em Paris, no Parque dos Príncipes, onde o Liverpool venceu por 1- 0 em 1981, com um golo quase no final, de Alan Kennedy (81).

O Real Madrid vingou-se em 2018 em Kiev, onde um bis de Gareth Bale levou a equipa 'blanca' ao seu 13.º título de campeão europeu. Na altura, Zinedine Zidane venceu Jürgen Klopp (3-1), que um ano depois conseguiu comemorar com o Liverpool, erguendo o 'Orelhuda' com uma vitória por 2-0 sobre o Tottenham, em 2019.

Desde a partida na Ucrânia, Real Madrid e Liverpool defrontaram-se no ano passado nos quartos de final e a equipa espanhola saiu-se melhor (3-1 e 0-0), antes de cair nas meias-finais

No total, em oito jogos da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, o saldo é favorável ao Real Madrid com quatro vitórias, três derrotas e um empate.

Finais memoráveis  entre ingleses e espanhóis

A reviravolta do Real Madrid sobre o Manchester City na quarta-feira (3-1 após prolongamento) impediu uma final 100% inglesa em Paris, como aconteceu no ano passado, quando o Chelsea venceu o próprio Manchester City.

Além das duas finais anteriores entre Liverpool e Real Madrid, a rivalidade anglo-espanhola nas finais da Liga dos Campeões é marcada por Barcelona e Manchester United, que também se enfrentaram duas vezes (2009 e 2011), em ambos os casos com uma vitória para os catalães. O astro Lionel Messi marcou um golo em cada uma dessas duas finais.

O Barcelona já tinha triunfado numa final da Liga dos Campeões uns anos antes contra uma equipa inglesa, em 2006, com uma vitória por 2-1 sobre o Arsenal, em Paris.

Hegemonia compartilhada

Seja o Real Madrid ou o Liverpool a levantar a 'Orelhuda' no Stade de France, uma tendência irá manter-se: Espanha e Inglaterra compartilham oito dos últimos dez títulos da Liga dos Campeões e mantêm um duelo emocionante pelo domínio do continente no futebol de clubes.

No histórico, o Real Madrid é quem predomina claramente, com 13 títulos no torneio mais importante da Europa. O Liverpool tem seis taças e vai tentar diminuir essa distância.

No futebol espanhol, Real Madrid (13 títulos) e Barcelona (5) dividem os sucessos das equipas da LaLiga nesta competição. Em Inglaterra, o equilíbrio é mais plural e os seus quatorze títulos na Taça/Liga dos Campeões foram conquistados por cinco clubes diferentes.

Das 67 edições realizadas desde 1956, em 33 o campeão foi inglês ou espanhol, já contando com esta temporada de 2021-2022.