Julen Lopetegui e Pep Guardiola, treinadores de FC Porto e Bayern Munique, vão reencontrar-se nos quartos de final da Liga dos Campeões, depois de terem partilhado o balneário do FC Barcelona, entre 1994 e 1997.

O atual técnico dos "dragões" e antigo guarda-redes chegou ao "gigante" catalão no início da época 1995/96, proveniente do Logroñes, juntando-se a Guardiola, no seu clube de [quase] sempre e que só abandonou no final da época 2000/01.

Lopetegui, que nunca foi titular, e Guardiola jogaram juntos três temporadas, duas sob a orientação do holandês Johan Cruyff, que apostava em Carles Busquets para a baliza, em detrimento do atual treinador do FC Porto e de Angoy, e uma terceira, em 1996/97, com o britânico Bobby Robson no comando técnico, numa altura em que o "Barça" contava também com os guarda-redes português Vítor Baía e Arnau.

Nessa temporada, além de Baía, o balneário catalão era ainda partilhado pelos portugueses Luís Figo e Fernando Couto, assim como por José Mourinho, então adjunto de Robson.

Apesar de nunca terem celebrado a conquista de nenhum título de campeão de Espanha, Lopetegui e Guardiola festejaram a vitória na Supertaça de 1996, e, em 1996/97 da Taça do Rei e da extinta Taça das Taças, antes de o treinador do FC Porto rumar ao Rayo Vallecano, no início da época 1997/98.

FC Porto e Bayern Munique decidem a qualificação para as meias-finais da "Champions" a 15 de abril, no Estádio do Dragão, no Porto, e a 21 de abril, em solo germânico.