A história é feita de factos registados cronologicamente pelo homem. Em Manchester as referências são muitas. Desde o início da Revolução Industrial, com a primeira máquina a vapor, aos vários movimentos musicais que marcaram a história da música, (Joy Division, Stone Roses, Oasis, House Music) que a cidade de Manchester se assume como uma referência cultural e histórica para além do futebol.

Mas como em qualquer povoado inglês, a cultura do futebol e dos clubes está intimamente ligada à história da cidade. Numa cidade como Manchester, industrial, fria e aparentemente sem grandes razões para alegrias, são os golos, as vitórias e os títulos do United que fazem vibrar uma cidade inteira, que apelidou o estádio de Old Trafford de «Teatro dos Sonhos».

Esta terça-feira, o SL Benfica defronta o Manchester United em Old Trafford num encontro entre velhos conhecidos. Os clubes já se defrontaram em oito ocasiões ao longo da história, com o Manchester United a levar a melhor sobre o clube da Luz. No primeiro embate, o Manchester United venceu o SL Benfica por 3-2 em jogo dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1965/1966. Mas o jogo que definiu a história entre os dois clubes ocorreu duas épocas depois do primeiro confronto. Na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1968, o Manchester United conquistou o seu primeiro troféu europeu ao bater o SL Benfica, em Wembley, por 4-1.

A única vez que o SL Benfica venceu o Manchester United foi na época 2005/2006, quando a equipa comandada por Ronald Koeman venceu no Estádio da Luz a formação inglesa por 2-1, com golos de Geovanni e Beto.

O Manchester United procura assegurar a passagem aos oitavos de final pela sexta época consecutiva. Old Trafford é um verdadeiro talismã para o Manchester United e poucos são os clubes que já venceram os “Diabos Vermelhos” no seu recinto. Nos últimos 34 jogos disputados em Old Trafford, para a Liga dos Campeões, o Manchester United apenas perdeu um encontro.

O SL Benfica ainda não perdeu fora esta época para as competições europeias, tendo somado dois empates nas pré-eliminatórias, a que se seguiram triunfos nos terrenos de Otelul e Basileia. O registo fora do SL Benfica frente a adversários ingleses é de três vitórias e nove derrotas.

Esta noite, Manchester United e SL Benfica voltam a defrontar-se num jogo que tem todas as características para um grande espetáculo de futebol. Ambos os clubes querem vencer, todos os jogadores estão motivados, e com a passagem direta aos oitavos de final, com o respetivo bónus monetário, em cima da mesa ninguém vai querer falhar.

Equipas prováveis:
Manchester United: De Gea, Jones, Rio Ferdinand, Evans, Evra, Fletcher, Carrick, Nani, Ashley Young, Chicharrito e Rooney.
SL Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi, Witsel, Gaitán, Bruno César, Aimar e Cardozo.