Duas equipas espanholas, uma francesa e uma italiana. São estes os quatro semi-finalistas da Liga dos Campeões, que vão conhecer a sua sorte na próxima sexta-feira, quando ocorrer o sorteio que irá ditar os últimos quatro encontros antes da grande final da prova milionária.

Campeão europeu procura título consecutivo inédito

O Real Madrid procura conseguir algo que nunca foi feito anteriormente: conquistar o título da Liga dos Campeões pela segunda vez consecutiva. No entanto, nas meias-finais, podemos assistir à reedição da final do ano passado, com um dérbi madrileno na calha do sortieo.

Esta seria a quarta vez em quatro épocas que a equipa de Cristiano Ronaldo voltaria a encontrar o conjunto de Diego Simeone na prova milionária. Foram duas finais (2015/2016 e 2013/2014) e uma vez nos quartos de final (2014/2015), com um saldo positivo para o Real Madrid, que conseguiu um pleno de vitórias nas eliminatórias e nos jogos decisivos.

Por outro lado, um reencontro entre Real Madrid e Juventus não seria algo que agradasse aos 'blancos'. Isto porque a última vez que o conjunto espanhol enfrentou os pentacampeões italianos foi eliminado.

Em 2014/2015, o emblema de Madrid enfrentou o clube transalpino nas meias-finais da prova, caindo nesta fase depois de um resultado agregado de 3-2. Ironicamente, a Juventus viria a perder na final contra... o Barcelona.

Por outro lado, o Mónaco é, teoricamente, o adversário mais acessível para os campeões europeus mas a última vez que se encontraram também não foi um momento para recordar. Em 2003/2004, o clube do Principado encontrou os 'merengues' nos quartos de final da prova. A equipa francesa acabou por eliminar o conjunto espanhol por golos fora, depois de uma eliminatória que terminou 5-5, no conjunto das duas mãos.

'Colchoneros' querem provar que à terceira é de vez

O Atlético de Madrid procura a primeira Liga dos Campeões na sua história, depois de ter atingido duas finais nas últimas quatro temporadas. Se lhe calhar em sorte a Juventus, será uma estreia em partidas a eliminar na Liga dos Campeões. A única vez que se defrontaram foi em 2014/2015, quando foram sorteados no mesmo grupo. Nos dois jogos entre as equipas, os 'colchoneros' contam uma vitória e um empate com o clube italiano.

Por outro lado, um Atlético de Madrid-Mónaco seria uma estreia total, visto que os dois emblemas nunca se enfrentaram em jogos oficiais.

Buffon procura o título que lhe falta

A Juventus também luta pela história, procurando conseguir conquistar a maior competição europeia de clubes, depois de uma 'seca' de 25 anos (a última vez que venceu a prova foi em 1996). Seria também o troféu que faltaria vencer a Gianluigi Buffon, para coroar uma carreira de sucesso ao serviço dos 'bianconeri'.

Se olharmos aos duelos entre Juventus e Mónaco, a equipa italiana encontrou-se por quatro vezes com a equipa de Leonardo Jardim, nas meias finais da prova, em 1997/1998 e nos quartos de final, em 2014/2015. O saldo conta duas vitórias, um empate e uma derrota para os transalpinos, com a equipa de Massiliano Allegri a eliminar a equipa gaulesa nas duas eliminatórias.

Jardim quer continuar a fazer história

E por fim, o outsider e a grande surpresa desta Liga dos Campeões: o Mónaco, de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva. Depois de ter regressado à 'Champions' em 2014/2015, após um interregno de dez anos sem marcar presença, esta época tem sido de sonho para a equipa do Principado.

Foi primeiro do seu grupo, à frente de Bayer Leverkusen e de Tottenham, e eliminou o Manchester City e o Borussia de Dortmund para chegar a este ponto. Com uma equipa de jovens valores, Leonardo Jardim procura assim chegar a uma nova final para a equipa francesa, uma estreia desde que é técnico principal. Qualquer um dos candidatos será muito difícil para o treinador madeirense. No entanto, se há coisa que Jardim tem mostrado esta época é que, com o Mónaco, não são 'favas contadas'.

O sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões ocorre esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Real Madrid, Atlético de Madrid, Juventus e Mónaco serão os clubes que pretendem marcar o seu lugar na final de Cardiff, a 3 de junho.