Todos os olhos do mundo do futebol vão estar postos no Santiago Bernabéu esta noite, com o Real Madrid a receber o Manchester City na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões 22/23, numa muito aguardada reedição de um embate que tanto espetáculo proporcionou há um ano.

Apesar de só se terem defrontado pela primeira vez em 2012, entretanto Real Madrid e Man City já são velhos conhecidos. E apesar do histórico de confrontos ser equilibrado, os Merengues, atuais detentores do troféu e 14 vezes vencedores da prova, têm tido sempre sucesso quando os duelos são nesta fase: a primeira vez aconteceu em 2015/16 (total: 1-0) e a mais recente foi, então, na temporada passada, também nas meias-finais, com um total de  6-5, após um duelo emocionante.

O City, por seu lado, não conquista qualquer troféu europeu desde 1970, ano em que ganhou a Taça dos Vencedores de Taças, e continua a ver escapar-lhe o mais cobiçado prémio do futebol de clubes europeu, a Liga dos Campeões, na qual foi finalista vencido em 2021. Mas agora com o temível Erling Haaland no plantel, possui mais uma arma para fazer frente ao Real Madrid. O norueguês já soma 12 golos nesta edição da prova.

A arbitrar o encontro vai estar um árbitro português. A UEFA nomeou Artur Soares Dias para dirigir o Real Madrid-Manchester City, encontro da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões que está agendado para a próxima terça-feira, no Santiago Bernabéu.

Paulo Soares e Pedro Ribeiro vão ser os árbitros assistentes, enquanto Tiago Martins será assistente de videoárbitro (AVAR). A equipa de arbitragem fica completa com os italianos Daniele Orsato (quarto árbitro) e Massimiliano Irrati (videoárbitro).

Onzes prováveis

Real Madrid: Courtois; Carvajal, Rüdiger, Alaba, Camavinga; Modrić, Kroos, Valverde; Rodrygo, Benzema, Vinícius Júnior

Man City: Ederson; Akanji, Rúben Dias, Aké; Stones, Rodri; Bernardo Silva, De Bruyne, Gündoğan, Grealish; Haaland

O que dizem os treinadores

Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid: "O Manchester City pode parecer imparável, mas teremos as nossas oportunidades e podemos competir ao mesmo nível. Não estamos a pensar em parar apenas um jogador, temos de estar atentos, isso sim, é a toda a equipa. Não queremos sofrer golos e queremos jogar bem. O objectivo é evitar problemas no que vai ser um jogo exigente."

Pep Guardiola, treinador do Man City: "A forma como estamos a jogar é muito boa. Não estamos aqui para nos vingarmos, apenas para ter mais uma oportunidade. Um dia vamos vencer. Viemos aqui esta época para tentar fazer isso. Não aconteceu no ano passado porque defrontámos jogamos contra o Real nesta competição."