O Benfica procura esta noite a primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões depois de duas derrotas consecutivas frente ao Zenit e ao Bayer Leverkussen.
Estão complicadas as contas da equipa de Jorge Jesus na “Champions”. Em último lugar do grupo C, o Benfica tem a obrigação de vencer os próximos jogos de forma a manter-se nas competições europeias uma vez que apenas o terceiro lugar dá acesso à Liga Europa, e mesmo esse está em risco com o 3-1em Leverkussen.
De qualquer forma, e recorrendo à estatística, os números dizem-nos que Jorge Jesus nunca perdeu um jogo contra Leonardo Jardim nas sete ocasiões em que os técnicos se encontraram.
Entre 2008 e 2014, o treinador do Benfica tem um saldo positivo de cinco vitórias e dois empates frente às equipas comandadas por Leonardo Jardim com 14 golos marcados e 7 sofridos. Os empates obtidos pelo atual técnico do Mónaco foram alcançados com Sporting Braga, em 2011, e Sporting, em 2013, ambos por 1-1, e sempre frente ao Benfica.
No entanto, a primeira vitória de Jorge Jesus sobre Leonardo Jardim foi obtida ao serviço do SC Braga em 2008 num jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal em que Desportivo de Chaves perdeu por 1-0.
Mas se no campo individual Jorge Jesus leva vantagem sobre Leonardo Jardim já o historial do Benfica nas 13 deslocações a França é mais negativo com apenas quatro vitórias, isto apesar de haver um equilíbrio no confronto direto com formações gaulesas: 13 vitórias em 26 jogos.
O Mónaco nunca defrontou o Benfica nas competições europeias, e esta quarta-feira procura a terceira vitória frente a equipas portuguesas com um saldo equilibrado de duas vitórias, duas derrotas e um empate.
Com apenas três derrotas em casa nos últimos 23 jogos da Liga dos Campeões, o Mónaco assume-se como favorito para o jogo de logo à noite frente a um Benfica que nos últimos dez jogos fora de casa para a competição apenas venceu um, contra o Anderlecht, na época passada por 2-3.
Já o saldo do Benfica em França na Liga dos Campeões é bastante negativo e sem uma única vitória em solo francês. Em cinco jogos para a “Champions”, o melhor que o Benfica conseguiu em França foi um empate zero com o Lille, na época 2005/2006, e um golo a Marselha na célebre meia-final de 1990.
Esta noite, Benfica e Mónaco defrontam-se a partir das 19h45 e qualquer uma das equipas poderá fazer história, assim como os seus treinadores.
Comentários