O FC Porto desloca-se à Dinamarca para tentar garantir o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões. A equipa de Nuno Espírito Santo está a apenas uma vitória de garantir a passagem e quer digerir a eliminação da Taça de Portugal frente ao Chaves.

No norte da Europa, os ‘dragões’ são favoritos, mas vão ter pela frente uma das defesas menos batidas da Europa, uma vez que o Copenhaga, a par de Barcelona e Arsenal, está no topo das defesas menos batidas da prova em jogos em casa. A equipa da capital da Dinamarca ainda não sofreu qualquer golo no seu reduto em provas europeias esta temporada e, ao todo, só por duas vezes tiveram de ir buscar a bola ao fundo da baliza (FC Porto 1-1; Leicester 1-0).

O bom registo defensivo do Copenhaga alarga-se às competições domésticas. Ao longo desta temporada, os dinamarqueses só sofreram dois golos em casa para o campeonato. O estatuto de fortaleza no norte da Europa ganha contornos mais vincados um dia antes de receber um FC Porto em crise de finalização.

Fé em golos de André Silva

Para contrariar a falta de golos, Nuno Espírito Santo tem depositado confiança em André Silva. O jovem avançado dos ‘dragões’ está em plena afirmação é o melhor marcador dos ‘azuis e brancos’. Na primeira temporada que faz com a equipa principal desde o início, o jovem avançado tornou-se a referência do ataque e já marcou 10 golos em 18 jogos. As boas exibições já lhe valeram chamadas à seleção orientada por Fernando Santos.

Na Europa, André Silva também já fez o gosto ao pé ao marcar golos decisivos. A afirmação do internacional português começou logo no play-off de acesso à fase de grupos. O camisola 10 fez o golo do empate na primeira mão da eliminatória frente à Roma. Mais recentemente, o português marcou os dois golos da vitória no compromisso europeu com o Brugge.

Nas contas da ‘Champions’ do FC Porto, o mais concretizador da equipa de Nuno Espírito Santo não tem sido opção. Com oito golos em 16 aparições, Brahimi é o jogador com mais tentos na Liga dos Campeões com a camisola do FC Porto. O argelino está numa fase menos boa da sua carreira e não tem sido opção para Nuno Espírito Santo, em prol de Otávio, Jota, Corona e Óliver Torres. Também não será opção em Copenhaga.

Esta edição da Liga dos Campeões não tem sido produtiva em termos de golos para o FC Porto. Nas quatro jornadas já disputadas, os ‘azuis e brancos’ marcaram apenas quatro golos. Na jornada inaugural, não foram além de um empate a um golo frente ao Copenhaga seguido de uma derrota sem marcar golos frente ao Leicester City (0-1). Nos confrontos com o Brugge, os ‘dragões’ venceram os dois jogos, por 2-1 em Brugge e 1-0 no Porto.

Na próxima terça-feira a equipa portuguesa joga na Dinamarca a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Basta uma vitória para que os ‘dragões’ confirmem o apuramento.