Portugal pode colocar três equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol pela primeira vez. Sporting, FC Porto e Benfica dependem de si para se apurarem nos respetivos grupos, à entrada para a Jornada 5. Os 'três grandes' terão jogos decisivos frente às equipas que também lutam por essa vaga nos respetivos grupos. A começar por Benfica, já esta terça-feira, e Sporting, na quarta-feira.

Benfica: jogo decisivo em Camp Nou

A goleada sofrida diante do Bayern Munique (5-2) na Jornada 4 não mexeu com as aspirações do Benfica em seguir em frente na Liga dos Campeões. Os Encarnados caíram para terceiro no grupo com quatro pontos, ultrapassados pelo Barcelona que tem seis, mas dependem de si para seguir em frente.

Nesta Jornada 5, o Benfica joga em Camp Nou onde tudo poderá ficar decisivo: se vencer, ultrapassa os catalães e poderá confirmar o apuramento na receção ao Dinamo Kiev na última ronda, bastando, para tal, fazer o mesmo resultado do Barça em Munique (isso se o Dinamo Kiev não vencer o Bayern e entrar na corrida).

Se o Benfica empatar em Camp Nou, tudo irá decidir na última ronda e aí estará obrigado a vencer o Dínamo Kiev e esperar que o Barcelona não vença o já apurado Bayern Munique. De recordar que os Encarnados bateram o Barcelona por 3-0 na Luz.

Mas se perder em Espanha, o Benfica diz adeus à Champions. Mesmo o terceiro lugar não está assegurado, já que, em caso de derrota na Catalunha e vitória do Bayern Munique diante do Dinamo Kiev, a equipa de Jorge Jesus terá de não perder no último jogo diante dos ucranianos, na Luz.

Classificação do Grupo E

1.º Bayern Munique*, 12 pontos/4 jogos (17-2 em golos)
2.º Barcelona, 6/4 (2-6)
3.º Benfica, 4/4 (5-9)
4.º Dínamo Kiev, 1/4 (0-7)

Sporting: vencer Dortmund pode dar já apuramento

A goleada do Sporting ao Besiktas na Jornada 4 deixou os campeões nacionais com seis pontos, todos amealhados diante dos turcos, e abriu caminho à luta pelo segundo lugar com o Borussia Dortmund. Para já, os Leões já garantiram a continuidade nas provas da UEFA, via Liga Europa, já que, na pior das hipóteses, serão terceiros no Grupo C. Mesmo que o Besiktas ganhe os jogos que lhe restam e o Sporting perca os seus, os Leões serão igualados pelos turcos em pontos mas terão vantagem no confronto direto, após as duas goleadas aplicadas ao emblema de Istambul.

Esta quarta-feira, o Sporting terá de vencer o Borussia Dortmund em Alvalade para continuar a sonhar com apuramento, que até pode ficar desde já selado. As duas formações somam seis pontos cada, pelo que o Sporting garante a qualificação se bater os alemães por dois ou mais golos de diferença. Isso permitiria anular a derrota por 1-0 fora de casa, na 2.ª ronda.

Em caso de vitória por um golo de diferença, tudo será decidido na última ronda: o Sporting joga em casa do já apurado Ajax, enquanto o Dortmund recebe o Besiktas. Aí os Leões terão de bater os holandeses e esperar que os alemães não os ultrapassem na diferença de golos em caso de triunfo na receção aos turcos. Neste momento, o Sporting tem nove golos marcados e sete sofridos (+2), o Borussia Dortmund soma quatro marcados e oito sofridos (-4).

De recordar que o critério do golos marcados fora já não existe, pelo que o Sporting não fica em desvantagem se vencer em casa o Dortmund por 3-2 ou 2-1, por exemplo.

Porém, caso empate ou perca na receção de quarta-feira ao Dortmund, a classificação fica desde já definida, com o Ajax a vencer o grupo e o Dortmund, segundo classificado, a seguirem para os 'oitavos', o Sporting, terceiro, a rumar à Liga Europa e o Besiktas, quarto, a dizer adeus às provas europeias desta época.

Grupo A
P J
1 Man. City 12 5
2 PSG 8 5
3 Leipzig 4 5
4 Club Brugge 4 5
Grupo B
P J
1 Liverpool 15 5
2 FC Porto 5 5
3 Milan 4 5
4 Atl. Madrid 4 5
Grupo C
P J
1 Ajax 15 5
2 Sporting CP 9 5
3 B. Dortmund 6 5
4 Besiktas 0 5
Grupo D
P J
1 Real Madrid 12 5
2 Inter 10 5
3 Sheriff 6 5
4 Shakhtar 1 5
Grupo E
P J
1 Bayern M. 15 5
2 Barcelona 7 5
3 SL Benfica 5 5
4 Dínamo Kiev 1 5
Grupo F
P J
1 Man. United 10 5
2 Villarreal 7 5
3 Atalanta 6 5
4 Young Boys 4 5
Grupo G
P J
1 Lille 8 5
2 Salzburg 7 5
3 Sevilha 6 5
4 Wolfsburgo 5 5
Grupo H
P J
1 Chelsea 12 5
2 Juventus 12 5
3 Zenit 4 5
4 Malmo 1 5
Mais sobre Liga dos Campeões

Classificação do Grupo C

1.º Ajax*, 12 pontos/4 jogos (14 golos marcados, 2 golos sofridos)
2.º Borussia Dortmund, 6/4 (4-8)
3.º Sporting, 6/4 (9-7)
4.º Besiktas, 0/4 (2-12)

FC Porto: 'dragões' também se podem apurar já quarta-feira

O empate do FC Porto diante do AC Milan nna Jornada 4 e a derrota do Atlético Madrid em Anfield no mesmo dia deixou os Dragões no segundo lugar do Grupo B, com cinco pontos. Nesta Jornada 5, o FC Porto joga fora com o Liverpool, equipa apurada e que já garantiu o primeiro lugar, num encontro que poderá até dar apuramento aos azuis e brancos. Para tal, a equipa de Sérgio Conceição tem de vencer em Anfield e esperar que o Atlético Madrid perca com o AC Milan em casa.

Se tal não se verificar, tudo irá decidido no último jogo. O FC Porto recebe o Atlético Madrid no Estádio do Dragão e o encontro ditará então o segundo lugar no Grupo B.

Se o Atlético Madrid não perder esta quarta-feira com o AC Milan, os Dragões confirmam, porém, a continuidade na Europa, independentemente do resultado de Liverpool, já que garantem desde logo, pelo menos, o terceiro lugar (que dá acesso à Liga Europa).

Num cenário em que o FC Porto empate com o Atlético Madrid em pontos na última ronda, o desempate será feito no confronto direto e, depois, nos golos marcados e sofridos. Para já, os azuis e brancos somam cinco pontos, três golos marcados e seis sofridos, os espanhóis têm quatro pontos, quatro golos marcados e seis sofridos. Um cenário que apenas se colocará se o FC Porto perder em Liverpool, o Atlético empatar com o Milan e, depois, as duas equipas empatarem no Dragão na sexta e última jornada, a 7 de dezembro. De recordar que Dragões e Colchoneros empataram 0-0 em Espanha.

Classificação atual do Grupo B

1.º Liverpool*, 12 pontos/4 jogos (13 golos marcados, 5 sofridos)
2.º FC Porto, 5/4 (3-6)
3.º Atlético Madrid, 4/4 (4-6)
4.º AC Milan, 1/4 (4-7)

*Equipas já apuradas

**Artigo originalmente publicado a 4 de novembro e atualizado a 23 de novembro

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.