O Sporting venceu, esta terça-feira, o Tottenham por 2-0, em partida a contar para a segunda jornada do grupo D da Champions. Paulinho e Arthur Gomes foram os autores dos golos.

Frente a frente, em Alvalade, mediam forças o primeiros classificados no grupo D, depois das duas equipas terem somado uma vitória cada na primeira ronda.

Os leões tinham vencido na Alemanha o Eintracht Frankfurt por 3-0, já o Tottenham tinha batido o Marselha por dois golos sem resposta.

Os verdes e brancos tinham pela frente um adversário duro de roer, e que tinha sido recentemente finalista da Liga dos Campeões em 2018/19 e onde pontificam estrelas como Harry Kane, Son e Richarlison, e também Eric Dier, central que foi formado em Alvalade.

No que diz respeito à equipa do Sporting, Rúben Amorim mudou três pedras, com as saídas de Rochinha, Esgaio e Luís Neto, para as entradas de Ugarte, Porro e Matheus Reis. Os spurs, recorde-se, não tinham competido no último fim de semana depois da paragem nas competições em Inglaterra, face à morte da Rainha Isabel II.

Com uma entrada mais forte dos ingleses em campo, o Sporting respondeu, e foi a primeira equipa a criar perigo. Contra-ataque dos leões, com Edwards a lançar Pedro Gonçalves, para a finalização do internacional português, sem problemas para Hugo Lloris. Foi o primeiro aviso da equipa lusa, que dispôs de muito bola na primeira parte. Os homens de Rúben Amorim colocaram em campo um futebol rendilhado, encostando a equipa inglesa ao seu setor mais recuado.

Trincão voltou a deixar os ingleses de sobreaviso, com o jogador dos leões a segurar a bola e a atirar de pé esquerdo ligeiramente ao lado. Este Sporting, mais tarimbado no nível Champions, demonstrava mais uma vez, depois da brilhante exibição na Alemanha, que podia bater o pé a uma equipa com orçamento superior.

A partir do minuto 30´, o Tottenham começou a equilibrar a contenda, muito por conta dos homens da frente. Depois de um lançamento lateral, Emerson não conseguiu a emenda, com a bola a sobrar para Adán. Os 'spurs' voltaram a responder: Richarlison passou por Adán e atirou para o fundo da baliza, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Em cima do intervalo, Edwards foi o protagonista de uma jogada de sonho. Deslizou perante a defensiva do Tottenham, após combinação com Trincão, mas depois não conseguiu bater Lloris.

No segundo tempo, o Tottenham entrou de rompante e nesse momento os verdes e brancos tiveram que sofrer. Nesse período os spurs tiveram à disposição quatro situações de perigo. Emerson por duas vezes podia ter feito o golo, mas valeu Adán, a evitar, em dois momentos.

A equipa de Rúben Amorim demonstrava dificuldades em ligar o seu jogo, mas tentava cavar desequilíbrios no contra-ataque. Pedro Gonçalves teve o golo nos pés, depois de uma transição bem conseguida, mas atirou fraco para a defesa do guardião francês.

Seguiu-se depois uma grande jogada de Porro. Merecia mais o espanhol, que depois de passar por um adversário, só o voo Lloris impediu a abertura do marcador.

A resiliência leonina acabou por resultar e o Leão foi feliz. Paulinho, que tinha entrado na segunda parte, virou herói, e cabeceou de rompante para o fundo da baliza depois de um canto da esquerda.

Veja o golo de Paulinho

Já em cima do minuto 94´, Arthur Gomes teve estreia de sonho, depois de fazer o segundo e colocar um ponto final na partida. O jogador brasileiro passou por dois adversário e depois atirou para o fundo da baliza.

Veja o golo de Arthur Gomes

O Sporting já leva seis pontos em duas jornadas, e demonstrou uma nova maturidade e consistência a nível coletivo. Os verdes e brancos assumem assim o comando do grupo D, com seis pontos.